Localizado logo atrás do estômago, o pâncreas não pode ser visto ou sentido pelo toque. É exatamente por causa disso que muitas pessoas não sabem o que esse órgão realmente faz no nosso corpo. No entanto, o pâncreas desempenha um papel fundamental na nossa saúde em geral. Que tal conhecer um pouco das suas funções?

O pâncreas é uma glândula responsável pela produção de vários hormônios importantes, incluindo a insulina, que controla a quantidade de açúcar no sangue. Devido à sua localização atrás do estômago, pode ser difícil diagnosticar tumores pancreáticos, já que eles não podem ser sentidos da mesma maneira como tumores sob a pele ou no tecido mamário. Isso também ajuda a explicar por que as doenças pancreáticas geralmente não são diagnosticadas até que sintomas mais graves comecem a aparecer. O pâncreas produz o chamado “suco pancreático”, que contêm enzimas digestivas. Além de ajudar a regular os níveis de glicose, essas enzimas fazem com que os alimentos sejam absorvidos mais facilmente no intestino delgado.

qual e a funcao do pancreas 1

Mas devido a sua grande importância, as doenças pancreáticas podem afetar o corpo como um todo. Como essa glândula ajuda a regular o açúcar no sangue, ela está intimamente ligada à diabetes do tipo 1, que é uma condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou praticamente nenhuma insulina, o hormônio necessário para permitir a regulação dos níveis de glicose. Outras doenças que podem afetar esse órgão incluem pancreatite e câncer no pâncreas.

Muitas pessoas não sabem, mas o pâncreas é um órgão transplantável. Ao transplantar um pâncreas saudável para um corpo doente, ele pode efetivamente curar o diabetes tipo 1 ao regular os níveis de açúcar no sangue, eliminando  assim a necessidade de injeções de insulina. No entanto, esses tipos de transplantes raramente são feitos de forma isolada, já que muitas pessoas que precisam de um transplante desse órgão também se beneficiam de um transplante de rim.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!