Curiosidades, Saúde

Correr faz bem à saúde?

Viajei neste Carnaval e voltei para casa com 3 kg a mais me acompanhando. É claro que fiquei desesperada e agora preciso perder isso ligeiro, do contrário minhas calças jeans sofrerão! Hehe. Pensando nisso decidi começar a correr e hoje trarei algumas informações importantes sobre essa prática esportiva tão comum e adorada por muitos!

Correr faz sim muito bem à saúde! Existem benefícios que com certeza você nem imagina! Além de auxiliar na perda de peso mais rápida e também na tonificação muscular, correr melhora seus níveis de colesterol, otimiza sua capacidade cardiorrespiratória, diminui os riscos de sofrer um infarto, reduz a variação da sua pressão quando estiver em repouso, diminui o risco de problemas cardíacos em função da ativação da circulação sanguínea, melhora seu sono, faz com que seus rins funcionem melhor e assim diminui as substâncias tóxicas do seu corpo, previne a osteoporose ao estimular a formação de massa óssea, otimiza seu condicionamento físico, diminui o estresse e auxilia no combate a depressão, melhora a eficiência do seu metabolismo e de quebra, aumenta sua auto-estima!

Porém, é importante começar a correr apenas quando tiver acesso a algumas dicas e informações que irei passar a seguir. Preste bem atenção.

Antes de correr

Não caia na asneira de sair correr sem antes se alimentar corretamente. É importante tomar um bom café da manhã rico em carboidratos que tenham baixo índice glicêmico para que, assim, você não tenha uma queda na taxa de glicose e acabe passando mal por ai. Aposte em frutas ou iogurtes naturais 15 minutos antes do treino e jamais coma alimentos de difícil digestão antes de praticar o exercício. Também é importante utilizar um tênis apropriado para evitar lesões e roupas confortáveis.

Durante a corrida

Não seja um maluco que sairá correndo como se não houvesse amanhã. Confie em mim, o amanhã irá chegar e nele você estará quebrado se não fizer as coisas corretamente. Mantenha um ritmo saudável de corrida para que você chegue mais longe, também lembre-se de começar intercalando um minuto de corrida com dois de caminhada, mais ou menos, assim você aumentará sua resistência física até finalmente conseguir correr todo o percurso sem problemas. Também não precisa sair para ficar horas praticando o exercício, sessões de 30 minutos a uma hora de 3 a 4 vezes por semana são o suficiente para que você veja algum resultado. Também lembre-se de respirar! Dê pausas e respire… Ok?

Depois da corrida

Você com certeza quer evitar lesões, correto? Então alongue-se! Depois de uma corrida, é extremamente importante que você faça um bom alongamento de todos os seus músculos, até mesmo dos braços, viu? Além disso, lembre-se de se hidratar bastante, faça uma refeição leve e tome água de coco ou água com limão para equilibrar sua hidratação.

Gostou das dicas? Comente!

Leia Também: