Como todos sabemos a Lamborghini é uma fabricante italiana de carros. Detentora de modelos de luzo e alto padrão, sonho de consumo de muitas pessoas. Vamos conhecer um pouco mais dessa história?

História da Lamborghini

Foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini. Ferruccio era dono de uma empresa de tratores agrícolas. Assim como a maior parte da elite da época, ele tinha uma Ferrari. Certo dia encontrou Enzo Ferrari ao ir fazer uma revisão do seu carro e reclamou com ele sobre um defeito na embreagem. Enzo lhe tratou com pouco caso, dizendo que ele entendia de tratores e não de carros de luxo. Ferrucio se ofendeu e prometeu a Enzo que criaria uma marca melhor de carros.

A promessa se cumpriu e em 1963 surgiu a Ferruccio Lamborghini Automobili, localizada a apenas 17 km da Scuderia Ferrari. Em 1964 foi lançado o 350 GTV, primeiro modelo da nova fabricante italiana de veículos. Em 1966 foi lançado o Lamborghini Miura, que foi um tremendo sucesso de vendas.

A fabricante passou por uma forte crise financeira na década de 70 e acabou por ir à falência. Assim foi vendida para um grupo de investidores suíços. A marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini em 1987.

lamborghini escudo tri curioso 1

Leia também: 5 carros luxosos que não parecem reais (mas são)

Na década de 90 nasceu um dos mais famosos modelos da fabricante: a Diablo, com motor V12, tração traseira e câmbio de 5 marchas. A Diablo alcançava 325 km/h e ia de 0 a 100 km/h em quatro segundos. Foi um sucesso de vendas. Mas no fim da década, a empresa passava novamente por dificuldades financeiras.  Então em 19998 foi comprada pelo Grupo Volkswagen, que a salvou de ir novamente a falência.

A escolha dos nomes dos carros

Ferruccio era um grande apreciador de touradas, seu signo era touro e ele amava esses animais. Assim surgiu o logotipo da Lamborghini. O touro é um símbolo histórico de força e desempenho. Com ele Ferrucio conseguia bater de frente com o cavalo rampante de Enzo Ferrari.

huracan tri curioso

Quanto aos nomes dos carros, Gallardo, Diablo, Murciélago, Reventón, Huracán são todos nomes de touros.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!