Curiosidades

Como tirar mofo dos móveis?

Não existe na vida nada mais frustrante do que montar seu quarto bem bonitinho e descobrir que um terrível fungo se alojou nos fundos do seu armário e criou o temido mofo. Porém fique tranquilo, vou ensinar você a se livrar deste pesadelo e também passar umas dicas de como evita-lo.

Como evitar o mofo

Antes de mais nada, você precisa aprender a se prevenir. Sempre que for montar o um quarto, descubra primeiro qual parede pega mais sol no inverno e coloque o móvel nela. A posição solar ajudará você a manter seu armário sequinho durante essa estação onde costumamos manter tudo fechado.

Outra dica de ouro é deixar os ambientes abertos sempre que possível para que o ar circule e não permita que a umidade se instale e com ela, o mofo. Também evite colocar móveis na parede compartilhada com o banheiro, isso porque este é um ambiente bastante úmido em função dos banhos quentes e isso pode desencadear mofo dos dois lados da parede.

Por último, você pode apostar em sacos que suguem umidade como aqueles com sílica ou ainda fazer um caseiro com giz de quadro negro. Ambos os métodos não deixam cheiro no ambiente e são ótimos para manter os ambientes secos. Coloque os saquinhos em prateleiras e também nas suas gavetas.

Como tirar o mofo da parede e dos móveis?

Aqui vão algumas receitas caseiras eficientes para esses momentos de desespero.

  • Misture 200 ml de vinagre com 1 colher de bicarbonato de sódio, então coloque o líquido em um borrifador e saia espirrando pelos móveis e também na parede. Espere cerca de 10 minutos e então seque tudo com pano limpo, você verá que o mofo irá desaparecer e só reaparecerá daqui muito tempo.
  • Outra receita clássica é usar água sanitária. O primeiro passo é retirar com pano úmido toda aquela camada de mofo que se alojou nos seus móveis e parede. Então, misture 50 ml de água sanitária com 1 litro de água, coloque suas luvas de limpeza e passe com um pano o líquido preparado em toda a região infectada. Depois, basta esperar secar. Vale ressaltar que é importante saber se o espaço a ser limpo aceita a ação do cloro.

Gostou da dica? Comente!

Você também pode gostar de