Se você é uma daquelas pessoas observadoras que sempre se atentam aos detalhes do ambiente ao seu redor, já deve ter percebido que certos insetos são fortemente atraídos pela luz, seja ela uma luz da varanda, as luzes dos postes das ruas ou até mesmo as chamas de uma fogueira. De fato, é muito interessante ver como vários insetos acabam sendo completamente hipnotizados por essas luzes. Mas afinal, por que isso acontece?

Infelizmente, os cientistas não conseguiram estabelecer até hoje uma explicação exata para esse comportamento observado em mariposas, moscas, besouros e muitos outros insetos. No entanto, eles já desenvolveram algumas teorias que podem ajudar a fornecer algumas dicas interessantes sobre por que certos insetos parecem ser atraídos pelas luzes.

Uma das teorias mais amplamente aceitas gira em torno de um fenômeno chamado “fototaxia”. Para entender, é preciso primeiramente destacar que os insetos que se movem em direção às luzes são considerados positivamente fototáxicos, enquanto os outros insetos que se afastam das luzes, como as baratas, são considerados negativamente fototáxicos. Com isso em mente, a teoria afirma que os insetos positivamente fototáticos são atraídos pelas luzes porque elas agem como um guia de navegação, já que muitos insetos se deslocam usando uma fonte de luz natural como guia, como o Sol ou a Lua.

por que a luz atrai insetos voadores 1

Infelizmente, quando os insetos encontram uma luz artificial, eles podem se confundir com muita facilidade, de modo que em vez de manter um ângulo constante com o Sol ou a Lua, esses insetos começam a tentar manter a luz artificial em um ângulo constante, causando toda a confusão. Como as lâmpadas artificiais irradiam a luz para todas as direções, os insetos não conseguem manter a sua posição em um ângulo constante. No final das contas, os insetos acabam circulando ao redor da luz artificial em uma espécie de loop infinito ao ficarem confusos e desnorteados.

Por outro lado, outros cientistas acreditam que esse fenômeno pode acontecer porque os insetos podem confundir as luzes artificiais com flores, já que algumas plantas refletem a luz ultravioleta. Na medida em que as lâmpadas artificiais também emitem um pouco de luz ultravioleta, alguns insetos podem confundi-las com uma flor, consequentemente achando que é uma fonte de alimento. No entanto, essa teoria é geralmente menos difundida do que a citada anteriormente.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!