Eu particularmente odeio leite, porém existem pessoas que não vivem sem e imagino que esta deva ser uma dúvida recorrente. Afinal,  devo aquecer o leite antes ou depois de colocar o achocolatado? A química responde!

Nos estudos químicos foi descoberto há muito tempo algo batizado de coeficiente de solubilidade, é ele quem determina quanto de soluto, neste caso o achocolatado, irá se dissolver no solvente, neste caso o leite, de acordo com sua temperatura e alguns outros aspectos. Levando isso em consideração, quanto mais alta a temperatura, melhor será. Entretanto, a grande maioria dos achocolatados possui algo chamado emulsificante em sua fórmula, o que serve para auxiliar o produto a se dissolver também no líquido frio. Só que claro, esta não é a situação ideal.

leite achocolatado tricurioso

Porém, esta informação não responde nossa pergunta já que você irá aquecer o leite de qualquer forma, o que importa aqui é a ordem! E a ordem influencia sim, já que quando você mistura antes de aquecer, é provável que o achocolatado forme bolinhas que são difíceis de desfazer mesmo depois de esquenta-lo. Entretanto, essas bolinhas não se formariam se você misturasse o chocolate ao leite já quente.

A verdade é que quando o líquido está quente, o pó entra mais em contato e se dissolve melhor. Porém, não adianta ferver o líquido e colocar 500 colheres do achocolatado, isto porque se você colocar mais quantia do que o leite é capaz de dissolver, ele não irá se misturar de qualquer forma e acabará no fundo do copo.

Curioso, não é mesmo? Comente!