Tequila, limão e sal. Isso lembra algo a você? Talvez aquela noite muito louca ou ainda a ressaca do dia seguinte. Porém, você conhece a história desta bebida? Vamos conhecer agora mesmo!

Contextualizando, a tequila é uma bebida destilada cujo preparo é feito a partir da agave-azul, uma planta encontrada em solo vulcânico vermelho. Para ter ideia, são colhidas mais de 300 milhões dessa planta todo o ano, é interessante observar que agaves-azuis plantadas em maiores altitudes costumam ser mais doces tanto no sabor quanto no aroma enquanto as nascidas em altitudes menores tem sabor e fragrância mais herbáceos. Uma curiosidade interessante é que segundo as leis mexicanas, a bebida só pode ser produzida no estado de Jalisco (onde fica Tequila, cidade natal da bebida) ou ainda em determinadas regiões de Guanajuato, Michoacán, Nayarit e Tamaulipas. Para ser a bebida oficial é preciso ser produzido em uma dessas áreas.

Vamos a sua história, quando surgiu a bebida feita a partir da seiva da Agave americana já era consumida na região central do México, ela se chamava pulque e era popular antes mesmo da chegada dos espanhóis. No período de conquista, quando o estoque de conhaque dos homens vindos da Espanha terminou, eles decidiram destilar a bebida local e assim criaram uma das primeiras bebidas destiladas da América.

o que e tequila tricurioso 1 1

A tequila nasceu no século XVI perto da cidade que levaria seu nome em 1666. Era cerca de 1600 quando Pedro Sánchez de Tgle, marquês de Altamira, começou a produzir a bebida em massa e criou a primeira fábrica no estado de Jalisco. Então, em 1608 o governador de Nova Galiza decidiu taxar a bebida e o Rei Carlos IV de Espanha concedeu a família Cuervo a primeira licença com objetivo de comercialização da tequila. Já o primeiro exportador da bebida destilada para os EUA foi Cenobio Sauza que fundou a Sauza Tequila. Foi ele também quem trocou o nome extrato de Tequila por apenas tequila. Já seu neto Francisco Javier Sauza se destacou por ser defensor da não produção da bebida sem a agave, assim conquistando o direito de que a bebida verdadeira só seja produzida nos estados permitidos pelo México.

Interessante, não é mesmo? Comente!