Comprar o primeiro veículo é uma experiência inesquecível para os amantes de carros, mas ao mesmo tempo é o período em que a pessoa realmente percebe a grande quantidade de responsabilidades que isso traz, afinal muitas coisas nos automóveis precisam ser verificadas e consertadas de tempos em tempos. Trocar o óleo, por exemplo, é provavelmente a parte mais importante da manutenção de rotina para qualquer veículo. Mas por que exatamente precisamos fazer isso?

Como o próprio nome já diz, uma troca de óleo consiste em remover o óleo antigo do motor de um veículo e substituí-lo por um novo. Essa troca é necessária porque os motores dos carros têm muitas partes móveis. Conforme essas partes se movem e se esfregam umas nas outras, a força de atrito cria calor. O óleo tem como função lubrificar o motor e absorver o calor, permitindo que as partes internas trabalhem juntas de forma eficaz, sem superaquecimento. No entanto, com o passar do tempo o óleo passa a ficar desgastado, tornando-se menos eficaz em lubrificar o motor e absorver o calor. Como proprietário de um automóvel, seu objetivo é mudar o óleo do motor antes que ele chegue a esse ponto e cause grandes problemas ao motor.

por que e necessario trocar o oleo do carro 1

Mas então, com que frequência devemos trocar o óleo do carro? Bem, isso depende de muitos fatores, incluindo o modo como você dirige, a idade do seu motor e até mesmo o local onde você mora. Na média, muitos mecânicos recomendam que você troque seu óleo a cada 5.000 km rodados, mas muitos fabricantes de automóveis podem sugerir um intervalo maior, como 7.000 km. Se você usar óleo sintético especial ao invés de óleo mineral, você pode percorrer até 10.000 km entre uma troca de óleo e outra. Isso acontece porque o óleo sintético é menos espesso e realiza uma espécie de limpeza do motor ao mesmo tempo em que o lubrifica. No entanto, o seu uso em carros mais antigos pode ocasionar vazamento nas juntas.

Vale destacar que qualquer pessoa pode trocar o óleo do seu carro sozinho, mas é necessário ter alguns suprimentos especiais para isso, incluindo o próprio óleo fresco, um novo filtro de óleo, uma chave de filtro de óleo, um funil e talvez até rampas ou um macaco para elevar o carro. Ou seja, tocar o óleo de um automóvel não é um processo difícil, mas leva tempo e exige paciência. Por isso muitas pessoas optam por levar seus carros para um mecânico ou uma oficina especializada em troca de óleo para que o processo seja realizado profissionalmente.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!