Todos nós estamos por dentro ou ao menos vimos uma vez a divulgação da Empiricus que tem Bettina como protagonista, a jovem de 22 anos que teria intestido R$1,5 mil e conseguido render 1 milhão e 42 mil reais em patrimônios. É claro que com resultados tão grandiosos, a publicidade levantaria suspeitas, viralizando tanto o caso quanto diversos memes que estão rolando pela internet.

O caso atraiu a atenção de muitas pessoas relevantes e dentre elas o famoso Samy Dana, um economista com um grande currículo e histórico como comentarista da Rede Globo, Globonews e SporTV. Ele claramente não comprou a história de Bettina e comprovou com um simples cálculo que a jovem seria um mago dos investimentos caso isso fosse verdade, fazendo algo que NINGUÉM antes teria feito. Veja só o tweet do especialista:

O complicado está não apenas na história de Bettina como também na Empiricus, empresa que ela representa. Caso você não a conheça, a organização é como uma escola para investidores, através de seu streamming eles provém a seus assinantes pagantes dicas e estratégias para aplicar seu dinheiro, Bettina é apenas mais um desses cursos que promete a fórmula mágica para ter este resultado extraordinário. Vale ressaltar que os registros de três analistas da Empiricus foram suspensos em 2017 pela Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais durante 30 dias, nesta lista estava inclusive Felipe Miranda, um dos sócios da organização.

Outra informação alarmante está no fato do órgão regulador de investimentos no Brasil ter acusado Felipe Miranda, Gabriel Casonato e Bruce Barbosa de disseminação de propaganda enganosa em seus materiais que, de acordo com a Apimec, induzem os possíveis investidores a acreditar que terão um retorno garantido de seus investimentos. Em 2018 a Empiricus abriu mão de possuir os Certificados Nacionais de Profissional de Investimento (CNPI) concedidos pela Apimec sob a justificativa da empresa apenas ‘publicar conteúdos’.

Recentemente Felipe Miranda divulgou um vídeo não-listado a todos os que se inscreveram no curso da Bettina com o título ‘Resposta aos nossos críticos’ onde fala um pouco sobre investimentos ser assunto tabu no Brasil e apresenta alguns dados sobre o assunto, dá uma olhadinha e tire suas próprias conclusões. 

Já a resposta de Bettina na verdade não foi uma resposta, mas apenas mais uma tentativa de atrair pessoas para o seu curso, deixando aberta a discussão e não esclarecendo ou mostrando provas de seus investimentos. Veja a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=D-Qg9AHCoXs

Ela também foi assunto da JovemPan no JPMorningShow onde são passadas mais algumas informações como, por exemplo, que os 1,4 milhões que ela possui não são fruto apenas de investimentos na Bolsa como também foram compostos pelos bônus e folha salarial trabalhando na Empiricus:

https://www.youtube.com/watch?v=wbxmsAbDR4k

Agora, só posso dizer… Tirem suas próprias conclusões! 🙂