Tudo aconteceu em 7 de dezembro de 1941 quando a Marinha Imperial Japonesa decidiu atacar a base americana de Pearl Harbor. O ataque aconteceu de surpresa contra a Frota do Pacífico da Marinha dos EUA na ilha de Oahu, Havaí. O corpo aéreo do exército dos EUA e a força aérea da Marinha também foram alvos. O ataque danificou ou destruiu 21 navios, 347 aviões e custou a vida de 2403 pessoas, ferindo mais 1178. Foi após este ataque que os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, além disso foi assim que se iniciou a Guerra do Pacífico.

O ataque a Pearl Harbor teve um pequeno impacto quando comparado a outros em funçaõ ao insucesso da Marinha Imperial Japonesa em afundar os porta-aviões que não estavam lá naquela data. Entretanto, mesmo que conseguissem alcançar o objetivo, o Japão não teria sido tão beneficiado assim a longo prazo. Como dito acima, o ataque significou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e isso significou colocar a massiva economia industrial do país ao lado dos Aliados e contra os Eixos. Quando a decisão foi tomada, o primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill escreveu: “Estando saturado e satisfeito de emoção e sensação, fui para a cama e dormi o sono dos salvos e agradecidos”.

ataque pearl harbor tricurioso 1 Copia

Graças a vitória na guerra, os Estados Unidos hoje são esta grande potência. Falando em poderio militar, o ataque a Pearl Harbor tornou os porta-aviões o centro do poder naval, assim substituindo o couraçado. Entretanto, mais tarde, os porta-aviões se tornaram o centro de poder das batalhas. Caso você tenha ficado curioso, já tivemos algumas produções cinematográficas que contaram esta história como Tora! Tora! Tora! de 1970, The Final Countdown de 1980 e Pearl Harbor de 2001.

Gostou de conhecer esta história? Comente!