Nascido em 30 de novembro de 1874 Winston Leonard Spencer-Churchill foi um político conservador famoso por ter sido o primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele atuou na função duas vezes, tendo sido a primeira de 1940 a 1945 e a segunda de 1951 a 1955. Ele também foi oficial do Exército Britânico, históriador, escritor e artista, sendo o único primeiro-minstro britânico a receber um Prêmio Nobel de Literatura e também a cidadania honorária dos Estados Unidos.

Enquanto militar, Churchill lutou na ação militar na Índia Britânica, Sudão e Segunda Guerra dos Bôeres. Ele também foi correspondente de guerra e escreveu livros sobre as campanhas militares da época. Particiou pra Primeira Guerra Mundial comandando o 6º Batalhão de Fuzileiros Reais Escoceses. De origem nobre, nascido da união do Lorde Randolph Churchil e da socialite americana Jennie Jerome, Churchill tinha grande carisma e atuou como Ministro da Defesa, Chanceler do Tesouro e Secretário de Estado para as Colônias. Ele foi eleito pela BBC como o maior britânico de todos os tempos.

Winston Churchill

Como ideais, ele sempre buscava pela Paz e tinha como crença que a Segunda Guerra Mundial era desnecessária, ele defendia que os europeus deveriam ter impedido que a Alemanha tivesse recomposto suas forças armadas antes da guerra. Segundo ele, sem os Estados Unidos não seria possível vencer o Eixo, era grande amigo do presidente Franklin Roosevelt. Apesar de ser totalmente antinazista, Churchill defendia a higiene racial. Ele era apaixonado pela pintura e costumava dizer que quando falecesse, iria passar o primeiro século da vida após a morte pintando.

Você conhecia este lendário político? Comente!