Uma não, duas! A história começa na década de 50 quando as irmãs Elfriede Wagner e Maria Unger ainda eram apenas projetos de seus pais, isso porque sua família imigrou da Alemanha para Curitiba neste período, as duas nasceram em terras paranaenses mesmo. Como você já deve ter percebido, Elma é a união de El, iniciais da Elfriede, e Ma, de Maria. A dupla empreendedora criou seu primeiro salgadinho em 1958, ele se chamava Stiksy e era vendido de porta em porta em uma embalagem verde.

elma elma chips tricurioso

A intenção das duas era apenas ajudar em asa, porém quatro anos depois lá estavam elas fundado a confeitaria Elma. O Stiksy foi baseado no bretzel salgado, aquele pão que parece um laço e que é muito comum na Alemanha, uma espécie de parente do pretzel, prato frito e com canela. Desde então a Elma Produtos Alimentícios só cresceu e ganhou mais produtos até ser adquirida em 1974 pela PepsiCo. Neste mesmo período a norte-americana comprou também a fábrica de salgadinhos American Poptato Chips e fundou as duas, originando a Elma Chips.

Depois nasceram Baconzitos neste ano, Cheetos em 1976, nos anos 80 Fandangos, Ruffles e outras delícias. Incrível, não é mesmo? Comente!