A FIAT, Fabbrica Italiana Automobili Torino, é uma das marcas de automóveis do grupo Fiat Chrysler Automobiles que figura dentre um dos maiores fabricantes de automóveis de todo o mundo. Pensando em todo este tamanho sensacional, que tal conhecer algumas de suas incríveis curiosidades?

1. O slogan da FIAT é ‘Simple More’ tanto na Itália quanto nos Estados Unidos que, em tradução livre, significa ‘Simplesmente mais’. Ja aqui no Brasil o slogan utilizado é ‘Movidos pela Paixão’.

2. Você sabia que a palavra fiat vem do latim e significa ‘faça-se’? O nome foi escolhido pelo seu grande fundador Giovanni Agnelli no dia 11 de junho de 1899.

curiosidades fiat tricurioso 1

3. Seu famoso logotipo surgiu apenas em 1968 e foi utilizado até 1991 quando foi simplificado para as conhecidas cinco linhas sobre o tom de azul. Então, entre 1999 e 2006 o logotipo sofreu mais uma mudança, ele era posicionado sobre o mesmo tom de azul, porém agora com o nome em uma nova e angulada fonte. Então, em 2006 a cor mudou para o magenta utilizado até os dias de hoje, a fonte também foi alongada para trazer a marca para a modernidade, porém manteve o estilo da anterior. Hoje os carros FIAT possuem o logotipo redondo na frente e apenas as letras FIAT na sua traseira.

logotipos fiat tricurioso

4. Atualmente são produzidos no Brasil o Mobi, Uno, Palio Atractive 1.0, Argo, Cronos, Grand Siena, Strada, Toro, Weekend, Fiorino e Doblô, porém grandes modificações vem por aí neste catálogo, principalmente após a chegada do Argo e sua versão sedan Cronos que surgiram para substituir o Palio e o Gran Siena.

5. Apenas para você se sentir nostálgico, foram produzidos no Brasil – e já saíram de linha – diversos carros como Fiat 147 (primeiro carro à álcool produzido em série no mundo), 147 Fiorino (primeira pick up da marca), Elba (segundo carro station wagon), Marea (primeiro carro em série mais rápido produzido no Brasil), Oggi (primeiro sedan), Tempra (primeiro carro de luxo e também primeiro com motor multiválvulas do Brasil), Tipo (o hatchback do Tempra, sendo o primeiro da marca), Prêmio (segundo sedan), Panorama (primeiro carro weekend da marca), Uno Turbo (primeiro modelo turbo) e Stilo (terceiro hatchback da marca, primeiro equipado com cambio dualogic).

Gostou das curiosidades? Comente!