Você provavelmente já ouviu falar sobre fusos horários, seja durante o planejamento de uma viagem para o exterior ou simplesmente quando é época de horário de verão. Mas afinal, o que são os fusos horários? E por que existem tantos fusos horários diferentes?

Para entender melhor, precisamos primeiramente recordar um pouco das aulas de ciências do ensino fundamental. Se apontarmos uma lanterna para um globo, apenas uma parte desse globo ficará iluminado, de modo que o lado oposto do globo ficará escuro. Do mesmo modo, à medida que a Terra gira, diferentes partes do planeta recebem a luz do sol ou a escuridão, o que dá origem ao dia e a noite. Sendo assim, se tivéssemos um único fuso horário em todo o planeta Terra, o meio-dia até poderia ser o verdadeiro meio-dia em alguns lugares, mas consequentemente também seria a manhã, a tarde e até mesmo a noite em outros locais. Como diferentes partes da Terra entram e saem do campo de alcance da luz solar em momentos diferentes, surgiu a necessidade da criação dos fusos horários.

por que existem tantos fusos horarios 1

Fusos horários dos países.

No final de 1800, um grupo de cientistas descobriu uma maneira de dividir o mundo em diferentes fusos horários. Para construir o mapa do fuso horário, eles estudaram os movimentos da Terra. Eles perceberam que, à medida que a Terra gira sobre seu eixo, ela se move cerca de 15 graus a cada 60 minutos, de modo que após 24 horas ela completa uma rotação de 360 ​​graus. Os cientistas usaram essa informação para dividir o planeta em 24 seções, que se transformaram em 24 fusos horários com 15 graus de largura cada um. No entanto, a distância entre as zonas é maior no equador e se encolhe a zero nos pólos, devido à curvatura da Terra.

As linhas divisórias imaginárias começam em Greenwich, um subúrbio de Londres. A hora em Greenwich passou a ser chamada de Greenwich Mean Time (Tempo Médio de Greenwich), ou simplesmente “GMT”. À medida que você se move para o oeste de Greenwich, cada fuso horário de 15 graus é uma hora mais cedo que GMT, enquanto que cada fuso horário para o leste é uma hora mais tarde. Ou seja, ter diferentes fusos horários significa que, independente de onde você mora no planeta, o seu meio-dia sempre será o meio-dia local, assim como a meia-noite e as outras horas do dia.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!