Curiosidades

O curioso vulcão que expele lava azul

Os vulcões geralmente são o centro do folclore e de mitos supersticiosos onde quer que existam. Ao longo de toda a história, essas grandes montanhas propensas a erupções inesperadas que se transformam em cascatas de lava e cinzas sempre inspiraram e amedrontaram os humanos. No entanto, existe um vulcão que possui uma característica que supera todos os outros: expelir lava azul.

O Kawah Ijen é um dos vários vulcões localizados nos 20 km de comprimento do complexo vulcânico Ijen, que se localiza perto da costa oriental da Ilha de Java, na Indonésia. A caldeira de Kawah Ijen abriga um lago de crateras ácidas que constantemente vaza gases sulfurosos. À noite, os gases quentes queimam e emitem um brilho azul estranho que não é visto em nenhum outro vulcão no mundo (pelo menos não com essa intensidade).

Os gases emergem das fendas do vulcão com alta pressão e a uma temperatura que pode chegar até 600 ° C, de modo que quando entram em contato com o ar, eles se inflamam e produzem chamas de até 16 metros de altura. Alguns dos gases se condensam em enxofre líquido e continuam a queimar à medida que descem pelas encostas, dando origem ao curioso fluxo de lava azul.

Curiosamente, os gases sulfúricos de Kawah Ijen também são extraídos para a obtenção de enxofre. Os gases vulcânicos são capturados pelos mineradores locais e canalizados através de uma rede de tubos cerâmicos, o que resulta na condensação do enxofre fundido. O enxofre, que é vermelho escuro quando derretido, flui lentamente das extremidades desses tubos e piscinas no chão, ficando amarelo brilhante enquanto esfria. Os mineiros quebram o material resfriado em pedaços e o levam em cestos para uma refinaria próxima. Um trabalhador pode ganhar até 13 dólares por dia ao desempenhar esse tipo de trabalho.

Vale destacar que esses operários trabalham em condições extremamente perigosas e com proteção insuficiente. De fato, a maioria deles acaba desenvolvendo vários problemas respiratórios devido à inalação e expiração de vapores tóxicos. Às vezes eles atá trabalham à noite para escapar do calor do sol e ganhar uma renda extra.

Um fenômeno bem curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de