A Super Terça nos Estados Unidos, chamada por lá de Super Tuesday, é uma terça-feira de fevereiro ou março de anos em que acontecerão eleições presidenciais. É neste dia que alguns dos estados norte-americanos possuem as chamadas eleições primárias onde são eleitos o maior número de delegados.

Logo, é um dia decisivo para a escolha dos candidatos tanto dos democratas quanto dos republicanos. Em alguns dos estados são realizadas as eleições primárias onde a população vota no delegado enquanto em outros são realizados os chamados caucus. Caso hajam eleições primárias, os eleitores tem poder de voto independente e só podem votar em um dos partidos. Caso haja o chamado caucus, apenas os militantes podem votar.

o que e super terca tricurioso 1

Leia também: Donald Trump: Quem é? Qual seu império antes de se tornar presidente?

O termo super terça é utilizado desde 1984, ano em que nesta data Walter Mondale foi eleito pelos democratas para enfrentar o então presidente Ronald Reagan. Na última Super Terça, realizada em 2016, Donald Trump venceu em 7 estados enquanto Ted Cruz venceu em 3, Marco Rubio em 1 e Ben Carson e John Kasich em nenhum dos estados.

Gostou da curiosidade? Comente!