A Rússia é um país frequentemente lembrado por conta da sua rica cultura que abrange o mundo da arquitetura, música, dança, literatura e culinária de uma forma bastante peculiar. No entanto, o que mais chama a atenção nesse país é a sua enorme extensão territorial (cerca de 17.100.000 km²), que abrange dois continentes ao mesmo tempo: Europa e Ásia. Consequentemente, isso levanta uma questão muito interessante: afinal, a Rússia faz parte da Europa ou da Ásia?

Para responder essa pergunta, precisamos primeiramente entender um pouco mais sobre a geografia e a demografia da Rússia. De acordo com especialistas geográficos e profissionais do mundo da geopolítica, cerca de 77% do território da Rússia está localizado dentro das fronteiras da Ásia. No entanto, de maneira um tanto bizarra, existem mais russos vivendo na parte europeia do país do que na parte asiática. Para complicar ainda mais a situação, vale a pena destacar que a Rússia nunca decretou ser um país asiático ou europeu. Enquanto algumas pessoas na Rússia se consideram de origem estritamente asiática, outras estão felizes em adotar a herança europeia.

a russia faz parte da europa ou da asia 1

Apesar da maior parte do território russo ficar no lado asiático, a população está mais concentrada no lado europeu.

Curiosamente, há muito tempo atrás, durante o final do século 18 e 19, a questão sobre em qual continente o território russo se localizava era ainda mais complicada, já que o país era uma das poucas nações a ocupar três lugares diferentes. Além do espaço europeu e asiático, a Rússia também mantinha territórios na América do Norte durante esse período, com várias colônias russas vivendo em todo o Alasca. Só em 1867 o país abandonou seus territórios americanos ao vender o Alasca para os Estados Unidos por um preço razoável de US $ 7,2 milhões.

Tá mas, afinal, a Rússia faz parte da Europa ou da Ásia? Bem, tecnicamente ela faz parte da Eurásia, que é o nome dado ao conjunto de territórios que ligam a Europa e a Ásia. Ou seja, podemos dizer que a Rússia faz parte de ambos os continentes, já que não existe nenhum tipo de regra ou especificação que inclua o país apenas no continente europeu ou no continente asiático. Um outro exemplo de país transcontinental é a Turquia, que também fica localizada tanto na Ásia quanto na Europa.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!