O Japão é um daqueles países que costumam chamar a atenção por conta da sua cultura, que por sua vez é bastante peculiar se comparada às nações ocidentais. No entanto, o Japão também pode se orgulhar das suas belezas físicas, que podem ter características impressionantes. Um bom exemplo disso é a lagoa Aoi-ike, que fica localizada na margem esquerda do rio Bieigawa, a sudeste da cidade de Biei, em Hokkaido, a cerca de 2,5 km a noroeste das fontes termais de Platinum, no Monte Tokachi.

Essa lagoa é comumente chamada de “Lagoa Azul do Japão”, graças a tonalidade azul incrivelmente brilhante da sua água. A presença de vários troncos de árvores salientes na superfície da água também faz com que a Lagoa Azul tem uma aparência ainda mais atraente e encantadora.

conheca a belissima lagoa azul de hokkaido no japao 1

No entanto, a Lagoa Azul não existe há centenas de anos. Na verdade, ela é uma lagoa artificial que foi criada durante a construção de uma represa com o objetivo de proteger a região dos fluxos de lama que poderiam ocorrer por conta do vulcão nas proximidades do Monte Tokachi. Foi apenas em meados de dezembro de 1988 que o Departamento de Desenvolvimento Regional de Hokkaido decidiu construir uma represa no rio Bieigawa para evitar o fluxo de lama. Com a represa construída, a água bloqueada agora se acumula em uma depressão na floresta, dando origem a encantadora Lagoa Azul japonesa.

conheca a belissima lagoa azul de hokkaido no japao 2

A cor azul brilhante da lagoa nunca chegou a ser totalmente explicada, mas costuma ser atribuída à presença de hidróxido de alumínio na água, que por sua vez reflete a luz azul de menor comprimento de onda, da mesma forma que a atmosfera da Terra. A cor da lagoa também muda a depender de qual ângulo você olha para ela e até mesmo em diferentes momentos do dia. Além disso, embora a água pareça azul quando vista dos arredores, a cor não permanece com a mesma intensidade caso uma amostra de água seja retirada da lagoa.

conheca a belissima lagoa azul de hokkaido no japao 3

A pitoresca cidade de Biei sempre foi um destino turístico popular há anos, mas a Lagoa Azul só tornou-se uma atração global depois que a Apple incluiu uma imagem da lagoa de águas azuis no seu sistema operacional OS X Mountain Lion, lançado em julho de 2012.

Um lugar muito bonito, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!