Quem nunca começou a estalar os dedos na frente da mãe e tomou o xingão da vida que atire a primeira pedra. Mas afinal, será que isso faz mesmo mal?

Apesar do som ser um tanto assustador, pesquisadores afirmam que estalar os dedos não faz mal a sua saúde, é claro que quando você força seus dedos, causa uma pressão negativa que é aplicada nas suas articulações. Entretanto, essa área do seu corpo é protegida pelo chamado líquido sinovial, então a pressão do ato de estalar os dedos faz com que esse líquido seja dividido e seu selo quebrado, causando o som de ‘plack’ quando ocorre o barulho. Porém, em cerca de 20 minutos esse selo já é restabelecido – por isso não importa o quanto você force, não conseguira estalar o mesmo dedo duas vezes em pouco tempo.

estalar dedos faz mal tricurioso 1

Outro boato é o de que a ação acaba fazendo com que seus dedos engrossem, este é outro mito grosseiro já que não há quaisquer influências de um ato com o tamanho anatômico dos seus dedos e mãos. Outra curiosidade interessante está na razão pela qual fazemos isso. Ao estalar os dedos, estimulamos os órgãos tendinosos de Golgi que consistem em um grupo de terminações nervosas. Quando você faz a ação, os músculos ao redor relaxam e isso causa uma sensação simplesmente deliciosa.

Então, pode ficar tranquilo. Estalar os dedos não vai machucar suas articulações, quebrar seus dedos ou deixa-los mais grossos. Pode continuar com seu vício e ser feliz!

Gostou da curiosidade? Comente!