Eu sei, pode parecer confuso, mas é a maior verdade que posso dizer a você. A Ilha dos Faisões, também conhecida como Ilha da Conferência, é uma ilha do tipo fluvial que fica próxima a foz do rio Bidasoa e ela é administrada – não estou brincando – pela França E Espanha! Isso mesmo, sua administração é compartilhada!

A cada seis meses o controle da ilha muda, sendo revezado pela cidade espanhola de Irun e a comuna francesa de Hendaye. Ela possui 3000 m², sendo assim o menor território já administrado em condomínio em todo o mundo. O curioso é que por não não há nenhum residente, muito menos faisões. Lá se tornou quase um território neutro, um ambiente diplomático entre os dos países, e grandes eventos históricos ocorreram naquele solo.

O Tratado de Pirenéus, por exemplo, assinado em 1659 foi tratado lá, foi este ‘contrato’ que deu fim aos conflitos da Guerra dos Trinta Anos entre franceses e espanhóis. Lá também a filha do rei espanhol Felipe IX chamada Maria Teresa da Áustria foi entregue a corte francesa com o objetivo de casar com o rei Luís XIV, inclusive este casamento era uma das cláusulas do dito Tratado de Paz.

ilha dos faisoes tricurioso 1

Infelizmente, a Ilha dos Faisões não pode ser visitada independente de quem a estiver controlando, sua entrada é restrita a membros dos Comandos Navais de Donostia (Espanha) e Baiona (França) e são os funcionários dos respectivos governos municipais quem devem zelar pela limpeza e jardinagem da ilha.

Intrigante, não é mesmo? Comente!