A criatividade do ser humano é algo simplesmente absurdo, ainda mais durante guerras onde o objetivo é vencer a todo o custo. Este é o caso da Operação Bernhard que sério, é simplesmente bizarra. Veja bem.

Durante a Segunda Guerra Mundial a Alemanha Nazista forjou notas de libras esterlinas britânicas e tinha como plano jogar todas as notas falsificadas sobre a Grã-Bretanha com o objetivo de causar um colapso inflacionário na economia do país. A primeira fase foi realizada já no início de 1940 pelo Serviço de Segurança Alemão, esta parte foi chamada de Operação Andreas. O dinheiro foi impresso de forma extremamente verossímil, a unidade conseguiu com êxito dupplicar o papel utilizado pelos britânicos e produzir blocos de gravura que ficaram praticamente idênticos. Além disso, especialistas quebraram o algoritmo utilizado na criação do código alfanumérico de série de cada nota. Porém, em 1942 a unidade foi fechada quando olider Alfred Naujocks saiu.

operacao bernhard tricurioso 1

Dinheiro sendo resgatado do fundo das lagoas ao final da Segunda Guerra Mundial

Entretanto, já no final do ano a operação foi trazida de volta e agora o objetivo era financiar operações de inteligência alemãs com o falso dinheiro e quem fazia as notas agora eram prisioneiros de campos de concentração nazistas. As notas foram produzidas até 1945 e foram impressas de 132,6 milhoes a 300 milhões de libras esterlinas! Assim que a unidade terminou de agir, foi iniciada a produção de dólares estadunidenses que, na época, tinham papel e número de série ainda analisados. Todo o dinheiro falso era lavado em troca de dinheiro verdadeiro e essas notas falsas foram utilizadas para pagar o agente turco Elyesa Bazna por sua espionagem junto ao embaixador britânico em Ancara. Foram utilizadas 100 mil libras esterlinas para descobrir informações que auxiliaram a libertar o líder italiano Benito Mussolini durante o ataque do Gran Sasso em setembro de 1943.

Quando a guerra acabou boa parte do dinheiro foi jogado em lagos de Toplitz e Grundlsee, porém muitas notas entraram em circulação e o Banco da Inglaterra acabou lançando um novo design para suas notas no pós guerra na tentativa de exterminar todo esse dinheiro falso.

Bizarro, não é mesmo? Comente!