Axolote vem da palavra axolotle, um nome asteca que significa monstro aquático, em sua mitologia o animal era a evocação do Deus Xolotl. Pois bem, o axolote é uma salamandra muito diferente e bonito, além disso possui grandes dons de regeneração. Ele pode medir de 15 a 45 centímetros, entretanto a medida mais comum é 23 cm, possui características comumente encontradas nas salamandras em estado de lara como as brânquias externas e as barbatanas caudais.

Essas características permanecem no axolote adulto porque esse anfíbio possui uma tireoide um tanto rudimentar que não é capaz de liberar hormônios tireoidianos que realizam a metamorfose desses animais, quando isso finalmente acontece este curioso animal desenvolve pulmão, patas e perde a cauda, assim se tornando muito semelhante a conhecida salamandra-tigre. Sua cabeça possui olhos sem pálpebras e os machos são identificados justamente pela presença de cloacas mais pronunciadas e arredondadas. Uma curiosidade interessante é que o genoma do axolote é o maior já encontrado e possui uma média de 32 bilhões de pares de bases, 10 vezes mais que os humanos.

o que e axolote tricurioso

Voltando a falar de sua regeneração, é esta característica que intriga os cientistas desde seu descobrimento. O axolote tem a capacidade de se regenerar através de uma desdiferenciação celular, assim trazendo de volta membros inteiros, trazendo de volta estruturas que, em geral, não deveriam poder se regenerar. São elas nervos, músculos, ossos e vasos sanguíneos. Inclusive, este lindo animal é capaz de regenerar metade de seu coração ou cérebro.

Muito interessante, não é mesmo? Comente!