O salmão é um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Esse tipo de peixe não só é uma fonte rica de proteína, mas também possui muitos outros nutrientes, incluindo as indispensáveis gorduras ômega 3. O corpo não pode produzir gorduras ômega 3, portante elas devem ser obtidas através do consumo. Além disso, o que torna o salmão ainda mais versátil é o seu sabor delicioso, o que facilita a sua incorporação em uma variedade de refeições. Que tal conhecer alguns dos seus principais benefícios para a saúde?

Promove a saúde do sistema circulatório

A maioria das pessoas sabe que o uso de suplementos de ômega 3 pode ajudar a melhorar a saúde do coração. Mas em vez de usar um mero suplemento, que tal comer mais salmão, um alimento naturalmente rico nessas gorduras saudáveis? As gorduras ômega 3 contidas no salmão podem ajudar a prevenir a deposição e a formação de placas ateroscleróticas nas paredes dos vasos sanguíneos, além de ajudar a manter os músculos do coração fortes. Na prática, isso minimiza o risco de ataques cardíacos e derrames, que são resultantes da má circulação sanguínea.

quais sao os beneficios do salmao para a saude 1

Melhora a visão

Comer salmão pode ajudar a combater doenças oculares como a degeneração macular relacionada à idade, além de auxiliar na manutenção de uma pressão ocular ideal, evitando assim o desenvolvimento do glaucoma. Apesar de muitas doenças oculares estarem relacionadas à idade, o consumo do salmão com o objetivo de combater esses problemas também é altamente recomendado para crianças e jovens, pois os seus benefícios para os olhos de pessoas com pouca idade também são muito eficazes.

Fortalece a imunidade do corpo

Embora o salmão seja mais conhecido por sua grande quantidade de ômega 3, ele também contém muitos outros nutrientes que ajudam a reforçar as funções imunológicas do corpo. O salmão contém quantidades generosas de vitamina A e vitamina D, assim como o mineral selênio, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. As gorduras ômega 3 também melhoram a eficiência pela qual as células do sistema imunológico são capazes de destruir os patógenos causadores de doenças.

É bom para a pele

O salmão, com seu alto teor de gorduras benéficas, abastece as paredes celulares da pele com nutrientes essenciais, melhorando a saúde da pele ao deixá-la mais protegida dos fatores externos. Além disso, o consumo desse peixe também auxilia a pele a reter mais água, portanto, a umidade não é perdida tão facilmente.

quais sao os beneficios do salmao para a saude 2

Promove o ganho muscular

Enquanto o frango e a carne bovina são ótimas fontes de proteína, o salmão se torna uma opção superior em muitos aspectos, graças ao seu alto teor de proteína e à presença de gorduras saudáveis. Dietas com baixo teor de gordura podem resultar em menores ganhos musculares, mas o salmão está preparado para cuidar disso. A carne desse peixe é uma fonte de proteína especialmente atraente para o jantar, já que costuma ser digerida mais rapidamente do que as carnes vermelhas e a carne de frango.

Possui propriedades anticancerígenas

Dietas ricas em ômega 3 conseguem reduzir as chances do desenvolvimento de câncer. Embora você não precise consumir exclusivamente peixe, garantir que você coma salmão pelo menos uma vez na semana pode realmente beneficiar a sua saúde nesse quesito.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!