Muito provavelmente você já deve ter ido no velório de algum amigo ou parente. Apesar do velório ser um momento triste de luto pela perda de um ente querido, ele também pode ser um momento para lembrar todos os bons momentos que você compartilhou com a pessoa falecida. Curiosamente, uma das coisas que você pode notar mais facilmente em um velório é que muitas pessoas costumam usar roupas pretas nesse tipo de ocasião. Mas afinal, como esse costume surgiu?

Vestir roupas pretas em um funeral é uma tradição de longa data em muitas regiões do mundo, especialmente nos Estados Unidos e em outras nações ocidentais. É geralmente aceito que essa tradição de usar roupas pretas se deve ao fato de que os funerais geralmente são ocasiões bastante sombrias, de modo que usar preto indica que você está compartilhando o sentimento da perda de alguém. Além disso, esse costume é considerado um sinal de respeito à memória e à morte do falecido.

por que se usa roupas pretas em velorios 1

Historiadores acreditam que a tradição de usar preto em funerais remonta ao tempo do Império Romano. Isso porque os antigos romanos usavam uma toga escura conhecida como “toga pulla” para lamentar a perda de um ente querido. Esse costume chegou às Américas através dos colonizadores europeus, especialmente os ingleses. Os historiadores já descobriram que a rainha Vitória do Reino Unido era conhecida por usar roupas pretas em funerais para demonstrar dignidade e respeito pelos que estavam de luto.

Mas apesar da cor preta ser a cor tradicional do luto no países ocidentais, muitas outras nações ao redor do mundo apresentam costumes diferentes. Na Índia e na China, por exemplo, a cor tradicional do luto é a cor branca. Países em toda a Ásia e África têm uma grande variedade de cores fúnebres habituais, muitas vezes com vestes multicoloridas. Na África do Sul e em Gana, o vermelho costuma ser a cor usada em funerais. Você também pode encontrar países que usam roxo (Tailândia), amarelo (Myanmar) e azul (Irã).

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!