Se você costuma dirigir carros com uma certa frequência, já deve ter notado que as estradas tendem a ficar muito escorregadias quando estão molhadas. De fato, nem é necessário dirigir um veículo para perceber isso, afinal qualquer um pode escorregar ao andar em uma superfície com essas condições. Mas afinal, por que uma estrada molhada consegue ser tão escorregadia?

Antes de examinar os efeitos da água em uma estrada, vamos primeiro analisar o conjunto de fatores que ajudam a manter os carros na rua e os motoristas no controle. O contato dos pneus de borracha em movimento com a estrada cria uma força conhecida como “atrito”, de modo que o peso de um carro acaba empurrando a borracha dos pneus para dentro dos milhares de minúsculos buracos que compõem uma típica superfície de estrada. Por sua vez, as vibrações da superfície da estrada combinam com a deformação da borracha para gerar calor, produzindo uma fricção que ajuda os pneus a “grudarem” na estrada.

por que as estradas ficam escorregadias quando estao molhadas 1

No entanto, quando chove, a água na estrada causa uma perda de atrito. À medida que os pneus se movem sobre uma superfície molhada, a água preenche os minúsculos sulcos na superfície da estrada, consequentemente “alisando” a superfície. Como resultado, o calor e o atrito diminuem, produzindo a uma superfície mais escorregadia do que quando estava seca. Se houver muita água na estrada, incluindo água parada em poças, pode ocorrer uma perda ainda maior de atrito. Nesses casos, os pneus do carro podem perder completamente o contato com a superfície da estrada, o que dá origem a um processo chamado de “aquaplanagem”, que por sua vez pode ser algo muito perigoso.

Então, o que você pode fazer para evitar acidentes quando estiver dirigindo em pistas molhadas? Bem, a dica mais eficaz para dirigir em superfícies potencialmente escorregadias é diminuir a velocidade. Sinta-se à vontade para dirigir bem abaixo do limite de velocidade até você realmente conseguir manter o controle total do seu veículo. Se estiver chovendo muito e a aquaplanagem for uma possibilidade, procure parar no posto de combustível mais próximo até que as condições melhorem. Por fim, verifique se os pneus estão em boas condições e adequadamente inflados. Pequenos detalhes assim podem fazer toda a diferença em situações complicadas.

E você, já dirigiu em estradas sob muita chuva? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!