Relâmpago McQueen é o personagem principal e herói automotivo da franquia “Carros”. O primeiro filme da trilogia da Disney-Pixar chegou aos cinemas em 2006, numa época em que a popularidade da NASCAR era muito alta. O filme de animação digital foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US $ 460 milhões em todo o mundo e abrindo as portas para duas sequências. No entanto, apesar de toda a fama da franquia, uma pergunta ainda ronda na cabeça dos entusiastas de automóveis de todo o mundo: afinal, o Relâmpago McQueen foi inspirado em que carro?

Por se tratar de um veículo feito especialmente para corridas, é geralmente reconhecido que o Relâmpago McQueen não foi baseado em nenhum modelo de carro específico. Mas os membros da comunidade online “DriveTribe” nunca ficaram satisfeitos com isso. Primeiramente, sabemos que os filmes da saga foram baseados na NASCAR, então aspectos como as rodas, escapamento lateral e até mesmo o spoiler (embora significativamente maior que o dos carros da NASCAR) certamente estão de alguma forma relacionados à categoria.

o relampago mcqueen foi baseado em que carro 1

Muitos fãs já citaram que o Relâmpago McQueen compartilha algumas semelhanças com o Corvette, da Chevrolet. Durante as suas pesquisas, Mike Fernie da DriveTribe constatou que a Chevrolet chegou a estar inicialmente envolvida em um projeto de Carros, mas essa parceria nunca deu certo. Então, obviamente o design foi alterado. De fato, a influência de Corvette está presente no Relâmpago McQueen, mas Fernie explica que os designers da Pixar recorreram aos carros utilizados nas corridas de Le Mans para obter ideias adicionais, o que incluiu a inspiração em um Ford GT40 na parte traseira e um protótipo de um Lola na frente. Além disso, é possível notar que o para-brisa e o teto do personagem lembram muito o Porsche 911.

Com isso em mente, finalmente podemos chegar a uma conclusão. O carro mais heroico dos filmes de animação é uma criação baseada nas proporções de um Corvette que usa para-brisa e o teto do Porsche 911, detalhes traseiros de um Ford GT40, uma frente baseada em um protótipo Lola e as especificações técnicas gerais de um carro da NASCAR. Como você pode ver, o Relâmpago McQueen é, na prática, uma grande mistura de características de vários carros que curiosamente se encaixou muito bem no conceito do personagem.

E você, já assistiu os filmes da franquia Carros? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!