O Lago Lynos é um local localizado a noroeste de Camarões e é formado no interior de um ‘maar’ (cratera vulcânica alagada). É um lago bastante profundo, chegando a 208 metros e fica em média altitude no flanco Monte Oku, um vulcão inativo. As águas são mantidas no seu interior graças a uma barragem natural de rocha vulcânica, uma curiosidade interessante é que elas são ricas em dióxido e monóxido de carbono graças aos materiais vulcânicos que ficam sob elas e esta é a informação mais importante para compreender a explosão que ocorreu.

Erupção Límnica do Lago Nyos

No dia 21 de agosto de 1986 ocorreu um imenso desastre chamado erupção límnica que consiste em uma gigantesca explosão de água que fez com que a mesma fosse lançada a 100 metros de altura, criando um tipo de tsunami destruidor. Essa explosão ocorreu graças a liberação de centenas de milhares de toneladas dos gases monóxido e dióxido de carbono. Como bem sabemos, esses gases são mais pesados do que o ar que respiramos, o que fez com que o mesmo chegasse em todas as localidades próximas ao Nyos, assim eliminando quase que totalmente todo o oxigênio do lugar e matando mais de 2 mil pessoas por asfixia! Além disso, mais de 3 mil animais faleceram também.

explosao lago nyos tricurioso 1

Em função desse terrível e inusitado desastre natural, as autoridades responsáveis pelo Lago Nyos instalaram na superfície da água dispersores de CO2, assim impedindo que mais vidas sejam perdidas em função do gás.

Simplesmente assustador, não é mesmo? Comente!