Todos nós estamos sujeitos aos efeitos irritantes de uma tosse de tempos em tempos, independentemente de quão fortes sejam os nossos sistemas imunológicos. No entanto, isso não significa que você precisa sofrer com essa irritação por dias ou até mesmo semanas, quando tudo o que você precisa fazer é utilizar remédios caseiros eficazes que podem ser encontrados em sua cozinha agora mesmo. Confira a seguir seis remédios caseiros excelentes para aliviar a tosse.

1. Mel

remedios caseiros para aliviar a tosse 1

Quando se trata de remédios caseiros, o mel sempre está entre os melhores. Ele tem sido usado há séculos na medicina tradicional e já foi provado ter a capacidade de tratar vários problemas. Como se constata, o mel é realmente eficaz em ajudar a controlar os sintomas da tosse, sendo igualmente eficaz em tratá-la. Você pode fazer o seu próprio remédio caseiro para a tosse ao misturar duas colheres de chá de mel com um pouco de água morna e limão. Então, tudo o que você precisa fazer é beber conforme o necessário para aliviar a irritação na garganta.

2. Hortelã-pimenta

remedios caseiros para aliviar a tosse 2

A hortelã-pimenta é um dos melhores remédios naturais quando o assunto é o tratamento da tosse, graças à sua capacidade de soltar o muco e também aliviar a sensação de garganta seca. Além disso, a hortelã-pimenta também pode ajudar a limpar as passagens nasais para que você respire mais facilmente e reduza a secagem do trato respiratório, o que pode contribuir para a tosse. O melhor jeito de consumi-la é através de um chá, que pode ser tomado três vezes ao dia.

3. Gargarejo com água e sal

remedios caseiros para aliviar a tosse 3

Apesar de muitas pessoas subestimarem a eficácia do gargarejo de água com sal, até hoje essa mistura continua a ser uma opção muito eficaz para o tratamento da tosse. Você pode usá-la a qualquer momento, já que a sua preparação é extremamente simples. Basta adicionar uma colher de chá de sal em 240 ml de água morna e fazer gargarejos por cerca de 30 segundos. O uso frequente de gargarejos de água salgada pode ajudar a reduzir a densidade bacteriana e promover a a supressão da tosse.

4. Chá de gengibre

remedios caseiros para aliviar a tosse 4

O chá de gengibre é um outro clássico da medicina tradicional que continua a ser uma alternativa viável para os problemas dos dias atuais. O gengibre possui fortes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação das vias aéreas, seja por conta de uma infecção ou devido à ação de alérgenos no trato respiratório. Para prepará-lo basta colocar um pequeno pedaço da raiz da gengibre em um litro de água até levantar fervura. Vale destacar que você pode adoçá-lo com um pouco de mel, se assim o desejar.

5. Limão

remedios caseiros para aliviar a tosse 5

O limão é um dos remédios mais utilizados para tratar a tosse. já que ele exerce uma ação calmante na garganta irritada. Além disso, o suco de limão pode ajudar a hidratar a garganta, minimizando a secura que provoca a tosse. Para usá-lo, basta espremer o suco de um limão pequeno, adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de mel e beber. Vale destacar que esse remédio natural também pode aliviar o congestionamento no peito durante o processo.

6. Alho cru

remedios caseiros para aliviar a tosse 6

Comer alho cru é um dos remédios mais antigos para tratar a tosse, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, o alho também é uma rica fonte de enxofre, que pode ajudar a promover a recuperação de uma crise de tosse. Basta colocar um pequeno dente de alho na boca e mastigá-lo levemente em pequenos intervalos de tempo. Obviamente, o gosto não será muito agradável, mas certamente lhe ajudará a por um fim na tosse e na irritação da garganta.

Gostou das dicas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!