Existem algumas palavras que podem ser interpretadas com significados completamente diferentes. A palavra “chaparral” é um bom exemplo disso, já que ela pode ser usada para descrever uma pessoa que bebeu bastante, pode servir como uma forma aumentada de chamar um “chapa” (amigo), ou até mesmo pode se referir a um seriado de televisão muito popular no fim dos anos 60 e início dos anos 70. No entanto, em termos técnicos, essa palavra serve para descrever um bioma muito interessante, cujas características vamos explorar ao longo desse post.

No campo da botânica, o termo chaparral é usado para descrever um bioma caracterizado por plantas resistentes à seca e que possuem folhas verdes duras com entrenós curtos. O bioma chaparral pode ser encontrado em áreas com condições climáticas do Mediterrâneo, principalmente em algumas partes do sul da Europa, no estado americano da Califórnia e na península de Baja California, no México. O chaparral tem esse nome por conta da palavra espanhola “chaparro”, que significa “matagal”, algo muito comum nas regiões com esse bioma.

o que e chaparral 1

O tipo de vegetação encontrado no chaparral geralmente se resume a pequenos e médios arbustos. O terreno dessas regiões costumam variar desde encostas montanhosas a grandes planícies. As regiões com esse bioma geralmente experimentam verões severos onde as temperaturas podem atingir cerca de 40 graus Celsius. As durações prolongadas destes verões quentes tornam essas áreas propensas a numerosos incêndios florestais, que por sua vez estão entre algumas das principais características definidoras do chaparral. Curiosamente, esses incêndios meio que forçaram as espécies de plantas a se adaptarem ao longo dos anos, de modo que muitas delas se tornaram resistentes à essas adversidades e costumam se rejuvenescer rapidamente após os incêndios.

Toda essa questão de incêndios florestais ainda é tema de longos debates. Alguns cientistas até acreditam que os incêndios são vitais para o ecossistema, já que algumas espécies de árvores, como as coníferas, dependem do calor para abrir seus cones e liberar sementes. Por outro lado, outros acreditam que os incêndios, combinados com longos períodos de seca causados ​​pelo aquecimento global, desempenham um efeito negativo sobre o ecossistema ao causar o deslocamento de animais de suas áreas nativas. No entanto, a comunidade científica geralmente concorda que a principal ameaça ao chaparral é, na verdade, a atividade humana, o que inclui a extração de madeira, a pastagem e o desenvolvimento urbano desenfreado nessas regiões.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!