E se eu contasse para você que existe vagando pelos mares uma baleia única que está sempre sozinha? Conheça agora a baleia mais solitária do mundo!

Ela foi descoberta pelo Instituto Oceanográfico de Wood Hole em 1989 através de seu marcante canto. Depois, o mesmo foi ouvido e registrado novamente em 1990 e 1991. Com o final da Guerra Fria, a Marinha dos Estados Unidos registrou todas as gravações e especificações técnicas de seus hidrofones antissubmarinos e os disponibilizou para estudos oceanográficos. Até 2004 essa baleia foi identificada em todos os anos e começou a ser estudada.

Ela foi chamada de Baleia dos 52 Hertz devido a seu canto específico, muito mais alto do que da maioria das baleias. Ela é a única já identificada e até hoje ninguém sabe afirmar sua espécie. Seu canto não é parecido nem com a baleia azul, nem com a baleia comum. A primeira vocaliza entre 15 Hz e 20 Hz enquanto a segunda atinge 20 Hz com seu canto, o que está muito distante dos 52 Hz de nossa amiga cujo canto é extremamente variável quanto a seu padrão durante a sequência.

Ouça seu canto:

Ela não se relaciona com outras baleias e seus movimentos são semelhantes com os da baleia azul, porém seu ritmo é mais parecido com a baleia comum. Ela é encontrada ano após ano no Oceano Pacífico durante agosto e dezembro, entretanto se move bem longe do alcance dos hidrofones nos períodos de janeiro e fevereiro. Sua viagem é registrada e demonstra que ela vai até o norte das Ilhas Aleutas e Arquipélago Kodiak e depois viaja para o sul até a costa da Califórnia. Ela nada de 30 a 70 km todos os dias e suas distâncias variam de 70 km a 11.052 km.

conheca baleia mais solitaria mundo tricurioso

Os pesquisadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole acreditam que ela pode ser fruto de uma má formação ou ainda ser um híbrido entre baleia azul com alguma outra espécie. Um grupo de pesquisadores também alegam que ela pode ser surda e por isso cante tão alto. Uma curiosidade interessante é que em 1992 seu canto ficou levemente mais grave, o que demonstra que ela cresceu ou ainda amadureceu. Ao que tudo indica, seu canto não é prejudicial para sua saúde e o fato de estar sobrevivendo a tantos anos demonstra que ela é provavelmente saudável.

Fiquei triste por saber que ela é tão solitária… E você? Comente!