Existem palavras bizarras no mundo, principalmente quando falamos de nossa imensa e rica biologia. Pensando nisso, você sabe o que diabos significa lacrifagia?

Lacrifagia é o ato de se alimentar de lágrimas e fluídos oculares de outros animais. Esta é uma prática muito comum dentre os insetos, sendo em sua maioria lepidópteros, e é realizada em vertebrados. A intenção dos insetos ao fazer isso é se recarregar de sais de sódio e proteínas, ambos não são facilmente encontrados em alguns habitats e os olhos dos animais acabam sendo a fonte principal.

Lacrifagia

Leia também: O que é tundra?

O interessante é que esta é uma relação neutra em geral, e não causa quaisquer danos ao fornecedor de lágrimas já que os insetos possuem membros delicados e leves. Entretanto, alguns pesquisadores afirmam que este pode ser um dos fatores causadores de doenças bacterianas em áreas de criação de gado. Em geral, quem mais pratica a lacrifagia são as borboletas e elas se utilizam de animais cujo metabolismo é baixo como jacarés e jabutis. Também ocorre em aves enquanto elas dormem.

A natureza é incrível, não é mesmo? Comente!