Se você é uma pessoa minimamente observadora, já deve ter notado que as garrafas de refrigerante, especialmente aquelas feitas de plástico, não possuem um fundo totalmente plano. Ao invés disso, o fundo das garrafas pet geralmente é ondulado, apresentando 5 solavancos distribuídos uniformemente. Obviamente, esses detalhes não foram projetados para dar uma aparência mais “extravagante” às garrafas de refrigerante. Na verdade, existe toda uma física por trás disso.

As ondulações no fundo das garrafas de refrigerante foram criadas com o principal objetivo de aumentar a resistência do frasco. Por exemplo, se você pegar uma folha de papel e dobrá-la, você até poderá facilmente dobrá-la novamente. No entanto, se você continuar dobrando a folha por mais duas ou três vezes, verá que a tarefa se tornará cada vez mais difícil. Isso acontece porque dobrar qualquer material consequentemente aumenta a sua resistência e a sua rigidez, já que a dobragem do material aumenta a inércia em torno do seu eixo de flexão.

por que as garrafas de refrigerante tem um fundo ondulado 1

Mas por que as garrafas de refrigerante precisam ser tão resistentes? Bem, primeiramente porque os refrigerantes são servidos gelados. Quando um líquido é resfriado, seu volume muda e a garrafa não deve se curvar devido a essa alteração no volume. As ondulações presentes na garrafa podem ligeiramente garantir a expansão ou contração do refrigerante em qualquer temperatura sem sofrer quaisquer danos por conta da modificação no volume do líquido. Além disso, como os refrigerantes são pressurizados pelo enchimento de gás, a garrafa de plástico deve ser capaz de suportar tal pressão. Ela deve até ser capaz de absorver os choques no caso de alguém derrubá-la por aí.

Você também já reparou que o tamanho das garrafas de refrigerante geralmente vão diminuindo em direção ao topo? Pois bem, isso é para baixar o centro de gravidade da garrafa. Na prática, isso melhora a estabilidade de recipientes muito verticais, como garrafas de plástico e de vidro. No caso das latinhas, a parte inferior é arqueada para dentro, o que já é suficiente para promover uma boa estabilidade ao recipiente.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!