Entao, ta aí uma coisa que eu não sabia. Besouro-bombardeiro é um termo comum que serve para resignar diversas espécies de besouro que tem uma característica específica em comum.

Também chamado de besouro-artilheiro, estes são insetos que vivem grande parte da vida entre raízes de árvores ou ainda escondidos embaixo de pedras. É conhecido por ser um animal carnívoro que se alimenta principalmente de insetos de corpo mole e é encontrado em todo o mundo, exceto na Antártida. Agora, aqui vai sua característica mais marcante.

Como mecanismo de defesa, os besouros-bombardeiros são capazes de produzir um tipo de jato quente para repelir os prováveis predadores, este líquido fica armazenado no abdômen do inseto onde existem duas glândulas que quando misturadas simplesmente explodem! São elas peróxido de hidrogênio e hidroquinona . O curioso é que a explosão só ocorre quando há um catalisador.

o que e besouro bombardeiro tricurioso

Ou seja, o besouro-bombardeiro guarda sua ‘munição’ em duas bolsas internas que compõe sua anatomia e ele só bombardeia e causa a explosão quando está em verdadeiro perigo. Para isso acontecer ambas as substâncias são colocadas em um espaço de seu corpo que é revestido de amianto, assim impedindo que o líquido reaja e explode dentro de si como um kamikase. Outra parte muito importante é chamada de terceira capacidade, é ela que impede que se forme um tipo de corrente química que poderia levar a explosão de volta para dentro do corpo do besouro, assim o explodindo também.

Uma curiosidade interessante é que essa mistura surreal atinge cerca de 100ºC antes mesmo de chegar ao predador que está ameaçando nosso besouro-bombardeiro, o que é uma temperatura absurdamente alta causada por essa reação química.

Incrível o recurso de defesa destes animais, não é mesmo? Comente!