Saúde

O que é Privação do Sono?

O que é Privação do Sono?

A privação do sono é a situação em que o paciente não consegue dormir tempo suficiente para que o organismo se recupere. É uma condição de saúde que pode ser crônica ou aguda e a longo prazo, pode chegar a ser letal – entretanto é muito raro que alguém chegue a este ponto.

A condição aguda é caracterizada por quando alguém passa mais de 24h seguidas sem dormir, como resultado ela terá confusão mental, raciocínio lento, coordenação motora prejudicada, ausência de memória, irritabilidade, hipoglicemia, aumento e/ou diminuição da pressão do sangue, prejuízo em decisões racionais, desmaio, alucinações, delírios, queda da imunidade e espasmos musculares.

Já a condição crônica é quando a privação de sono é prolongada e ocorre com muita frequência, isso pode causar diabetes, hipertensão arterial, problemas de coração, envelhecimento precoce, diversas infecções, depressão, distimia, transtornos de ansiedade, agressividade, estresse excessivo, problemas sexuais, artrite, dores crônicas, perda de massa muscular, diplopia, tremores, tiques, psicoses, menor taxa de crescimento em crianças e adolescentes e pode causar até mesmo um acidente vascular cerebral.

Para prevenir a privação do sono, são necessárias algumas ações importantes como comer refeições leves a noite, dormir e acordar todos os dias no mesmo horário (inclusive no final de semana), fazer exercícios físicos durante a manhã ou tarde, manter o quarto arejado e com temperatura do seu agrado, evitar o consumo de cafeína, nicotina e álcool a noite, tomar banho quente antes de deitar e fazer exercícios de relaxamento, nunca durma mais de uma hora durante o dia, caso esteja a mais de 30 minutos deitado e não consiga dormir, levante-se e leia um livro em outro cômodo com luz baixa no ambiente (abajur, por exemplo).

Luz, movimentos e sons são grandes vilões na hora de dormir, é muito importante manter aparelhos eletrônicos desligados e não mexer no celular antes de dormir já que essas telas inibem a melatonina e causam a dificuldade em dormir. Tomar chás relaxantes, ler, escrever ou meditar auxiliam muito na hora de dormir, é importante estar relaxado antes de deitar, do contrário o sono não virá. Caso nada disso funcione, você precisará de um tratamento.

Para o tratamento, é importante buscar um neurologista que irá verificar se seu caso é crônico ou agudo e irá descobrir qual o remédio ideal para você. Existem inúmeros tipos de remédio para indução do sono, muitos deles são naturais e feitos com plantas sedativas como a valeriana, melissa ou ainda camomila. Também existem remédios hipnóticos e benzodiazepínicos para casos mais graves.

Você sofre ou já sofreu privação do sono? Conta pra gente nos comentários!

Leia Também: