Todas as cidades do mundo possuem um número estimado de habitantes que é atualizado cada vez que o Censo é realizado. Pensando nisso, qual será a cidade com menor número de habitantes do Brasil?

Ela se chama Serra da Saudade e é um município do interior de Minas Gerais, fica na região sudeste do país e possui o incrivelmente baixo número de 786 habitantes segundo contagem de 2018. A cidade é conhecida como a princesinha do centro-oeste de Minas Gerais e é um lugar rico em belezas naturais que encantam todos os que tem a chande de conhece-la. Ela fica em uma região montanhosa e por ela passa o Rio Indaiá, um dos principais afluentes do Rio São Francisco.

serra da saudade cidade menos populosa brasil tricurioso

Por lá também existem diversos patrimônios culturais como a Antiga Estação da Barra do Funchal, os Túneis e também a Antiga Estação Melo Viana que fica no centro da cidade. Todos esses locais já foram desativados e são tombados como patrimônio histórico da cidade. Por lá você encontra apenas dois bairros, o São Geraldo e o Centro. Também existe lá uma Escola Municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de feiras e eventos, uma creche, uma academia, uma praça de esportes e um ginásio poliesportivo. Além disso, suas praças possuem wi-fi gratuito e diversas áreas de lazer.

A cidade foi emancipada em 1963 do município vizinho de Dores do Indaiá e hoje também é conhecida pela Festa do Peão e pela Festa de Nossa Senhora do Rosário, ambos eventos muito tradicionais da cidade. Em 2014, foram identificados 697 votos válidos em um total de 822 habitantes. Uma curiosidade interessante é que a cidade possui apenas cinco ruas!

Incrível, não é mesmo? Comente!