Saúde

Quais são os benefícios da manteiga de karité?

A manteiga de karité é bastante conhecida por ser uma das gorduras vegetais mais benéficas que estão a nossa disposição. Obtida a partir da noz da árvore de carité (Vitellaria paradoxa), essa gordura de cor levemente amarelada consegue ser incrivelmente versátil, já que pode ser usada para muitos fins medicinais. A maior parte dos seus benefícios está relacionada ao seu alto teor de Vitamina A e E, o que a torna ideal para uso em várias preparações de cuidados com a pele. Além disso, ela é uma rica fonte de múltiplos antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde do nosso corpo?

É ótima para os cabelos

As pontas duplas são comuns em cabelos com baixo teor de óleos naturais e sem umidade. Por sua vez, a manteiga de karité contém quantidades elevadas dos óleos naturais linoleico e oleico, que ajudam a proteger os cabelos contra os efeitos do sol e da desidratação. O uso dessa manteiga vegetal por si só ou em combinação com outros produtos encontrados comumente em muitas preparações cosméticas, pode reduzir significativamente o número de pontas duplas no cabelo, além de promover um brilho mais bonito.

Promove um efeito descongestionante

Surpreendendo muitos, a manteiga de karité também pode servir como um descongestionante nasal extremamente eficaz. Enquanto muitas pessoas procuram sprays farmacêuticos como uma forma de se livrar desses sintomas incômodos, a manteiga de karité pode ser facilmente aplicada topicamente ao nariz e ao peito para melhorar a respiração e reduzir a congestão nasal. Além disso, ela não é irritante e é segura para ser usada em crianças.

Combate o envelhecimento precoce

O envelhecimento não pode ser totalmente evitado, afinal é uma parte normal da química humana. No entanto, processos oxidativos acelerados ou excessivos resultam na rápida quebra do tecido, levando ao envelhecimento precoce. A manteiga de karité é uma rica fonte de antioxidantes, como a vitamina E, de modo que quando usada com frequência sobre a pele, acaba retardando a oxidação e consequentemente ajuda a manter uma aparência mais jovem ao longo do tempo.

Alivia dores musculares

Dores musculares que ocorrem como resultado de movimentação excessiva ou lesões podem deixar qualquer pessoa incapacitada por dias ou até mesmo por semanas, o que pode ser um tormento para aqueles que precisam estar em constante movimento. A manteiga de karité aplicada aos músculos afetados após o banho pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação associadas ao músculo em questão. De fato, a manteiga de karité sempre foi usada na África com esse exato propósito, muito antes de sua comercialização no Ocidente.

Ajuda a clarear e a diminuir cicatrizes

Cicatrizes são remanescentes naturais do processo de cura do corpo, geralmente encontradas em áreas da pele que sofreram uma ferida penetrante ou um trauma superficial. A estrutura resultante que conhecemos como uma cicatriz é, na verdade, uma coleção de tecidos deixados para trás no processo de cicatrização que muitas vezes nos esforçamos para nos livrar. A aplicação regular de manteiga de karité nesses locais ajuda a minimizar o tamanho da cicatriz, desde que seja usada nos primeiros estágios pós-cicatrização.

E você, já fez o uso da manteiga de karitê? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de