A manteiga de karité é bastante conhecida por ser uma das gorduras vegetais mais benéficas que estão a nossa disposição. Obtida a partir da noz da árvore de carité (Vitellaria paradoxa), essa gordura de cor levemente amarelada consegue ser incrivelmente versátil, já que pode ser usada para muitos fins medicinais. A maior parte dos seus benefícios está relacionada ao seu alto teor de Vitamina A e E, o que a torna ideal para uso em várias preparações de cuidados com a pele. Além disso, ela é uma rica fonte de múltiplos antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde do nosso corpo?

É ótima para os cabelos

As pontas duplas são comuns em cabelos com baixo teor de óleos naturais e sem umidade. Por sua vez, a manteiga de karité contém quantidades elevadas dos óleos naturais linoleico e oleico, que ajudam a proteger os cabelos contra os efeitos do sol e da desidratação. O uso dessa manteiga vegetal por si só ou em combinação com outros produtos encontrados comumente em muitas preparações cosméticas, pode reduzir significativamente o número de pontas duplas no cabelo, além de promover um brilho mais bonito.

quais sao os beneficios da manteiga de karite 1

Promove um efeito descongestionante

Surpreendendo muitos, a manteiga de karité também pode servir como um descongestionante nasal extremamente eficaz. Enquanto muitas pessoas procuram sprays farmacêuticos como uma forma de se livrar desses sintomas incômodos, a manteiga de karité pode ser facilmente aplicada topicamente ao nariz e ao peito para melhorar a respiração e reduzir a congestão nasal. Além disso, ela não é irritante e é segura para ser usada em crianças.

Combate o envelhecimento precoce

O envelhecimento não pode ser totalmente evitado, afinal é uma parte normal da química humana. No entanto, processos oxidativos acelerados ou excessivos resultam na rápida quebra do tecido, levando ao envelhecimento precoce. A manteiga de karité é uma rica fonte de antioxidantes, como a vitamina E, de modo que quando usada com frequência sobre a pele, acaba retardando a oxidação e consequentemente ajuda a manter uma aparência mais jovem ao longo do tempo.

quais sao os beneficios da manteiga de karite 2

Alivia dores musculares

Dores musculares que ocorrem como resultado de movimentação excessiva ou lesões podem deixar qualquer pessoa incapacitada por dias ou até mesmo por semanas, o que pode ser um tormento para aqueles que precisam estar em constante movimento. A manteiga de karité aplicada aos músculos afetados após o banho pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação associadas ao músculo em questão. De fato, a manteiga de karité sempre foi usada na África com esse exato propósito, muito antes de sua comercialização no Ocidente.

Ajuda a clarear e a diminuir cicatrizes

Cicatrizes são remanescentes naturais do processo de cura do corpo, geralmente encontradas em áreas da pele que sofreram uma ferida penetrante ou um trauma superficial. A estrutura resultante que conhecemos como uma cicatriz é, na verdade, uma coleção de tecidos deixados para trás no processo de cicatrização que muitas vezes nos esforçamos para nos livrar. A aplicação regular de manteiga de karité nesses locais ajuda a minimizar o tamanho da cicatriz, desde que seja usada nos primeiros estágios pós-cicatrização.

E você, já fez o uso da manteiga de karitê? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!