Pontes são estruturas extremamente interessantes e que possuem uma beleza particular, pensando nisso comecei a me questionar sobre qual seria a maior ponte marítima do mundo… Vamos conhece-la?

Seu nome é Ponte de Hong Kong-Macau-Zhuhai e ela possui incríveis 29,6 quilômetros, na sua estrutura principal é possível medir 22,9 quilômetros junto a um túnel subaquático de 6,7 quilômetros que liga duas ilhas artificiais e integra economicamente nove cidades chinesas do delta do Rio das Pérolas a Hong Kong e Macau, assim totalizando sua extensão total de 55 quilômetros!

qual e maior ponte maritima mundo tricurioso 2

Ela passou nove anos sendo construída, começando em 2009, e custou 126,9 mil milhões de ienes (cerca de dezoito mil milhões de dólares). Seu projeto era para ser finalizado em 2016, mas devido a sua magnitude acabou havendo um atraso de dois anos, terminando em 6 de fevereiro de 2018. Já sua inauguração ocorreu em 23 de outubro de 2018 na Zona Econômica Especial de Zhuhai que faz fronteira a Região Administrativa Especial de Macau. Na cerimônia estava presente o presidente chinês Xi Jinping que a atravessou de lado a lado em seu carro oficial à prova de balas até chegar a Hong Kong.

qual e maior ponte maritima mundo tricurioso

A ponte tinha a intenção de trazer inovação e facilidade a população que agora fará em 45 minutos um trajeto que levava de 60 a 70 minutos de balsa mais 3 – 4 horas de carro. Entretanto, a construção foi muito criticada e também passou por muitos problemas durante a obra. Muitos operários faleceram e se feriram em trezentos acidentes que causaram seiscentos feridos e dez mortos. Outra grande crítica é o fato de veículos de transporte público não poderem passar ali devido a questões aduaneiras – já que a ponte ultrapassa três territórios – o que significa que apenas veículos privados e com autorização das três entidades podem trafegar na longa ponte.

Curioso, não é mesmo? Comente!