Curiosidades

Por que os gatos se espreguiçam tanto?

Se houvesse uma competição de espreguiçamento que contasse com a participação de todos os animais, os gatos certamente levariam a medalha de ouro. Se você já teve ou cria atualmente um bichano de estimação, já deve ter notado que esses animais vivem esticando seus músculos constantemente, independente da hora e do ambiente ao seu redor. Mas afinal, por que esses animais apresentam esse comportamento tão peculiar?

Bem, existem muitas razões para os nossos amigos felinos fazerem isso, mas o principal motivo está relacionado ao fato de que os gatos cochilam várias vezes ao dia após curtos períodos de tempo. Quando esses animais acordam, eles precisam mover seus músculos novamente (obviamente), só que depois de ficarem parados por vários minutos, a pressão sanguínea do seus corpos tende a cair, fazendo com que os músculos fiquem rígidos. É aí que entra em cena o alongamento! Quando os gatos se espreguiçam, eles melhoram o fluxo sanguíneo e preparam seus músculos para se moverem com mais facilidade. Como os gatos tiram várias sonecas curtas, eles precisam se espreguiçar depois de cada cochilo, o que acaba por ser um grande número de espreguiçamentos ao longo do dia.

Por outro lado, todo esse alongamento pode ser também uma das muitas maneiras pelas quais os gatos se comunicam. Como os gatos não podem falar diretamente conosco, eles costumam usar a linguagem corporal para se comunicar. Você já viu um gato arquear as costas? Pois bem, isso pode indicar que ela está com medo. Algum gato já esfregou a cabeça em você? Então provavelmente ele estava mostrando afeição. Da mesma forma, quando os gatos se espreguiçam, eles podem simplesmente estar se sentindo confortáveis e relaxados.

Vale destacar que outros animais também costumam se espreguiçar, apesar de fazerem isso em um ritmo muito menor se comparado aos gatos. Curiosamente, essa também é uma atividade saudável para o corpo humano, já que é capaz de aumentar a flexibilidade e melhorar a nossa postura. Além disso, estudos sugerem que alongamentos desse tipo, especialmente após os cochilos, também são ótimos para aliviar o estresse. Por isso, não deixe de se espreguiçar. O seu corpo agradece!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de