Curiosidades, História

Quem foi Nikola Tesla?

Quem foi Nikola Tesla?

Quando se fala em inventores do campo da eletricidade, os nomes de famosos como Benjamin Franklin e Thomas Edison costumam ser os mais mencionados. Mas você já ouviu falar em Nikola Tesla? Pois bem, Nikola Tesla pode ser o inventor mais influente e prolífico do passado que você pode nunca ter ouvido falar. Que tal conhecer um pouco da sua história?

Nascido em 1856 no território hoje correspondente à Croácia, Tesla imigrou para os Estados Unidos em 1884 e sua formação em engenharia mecânica e elétrica logo lhe rendeu um emprego trabalhando ao lado de Thomas Edison em sua sede em Manhattan. Tesla ajudou Edison a melhorar várias de suas invenções, incluindo seus motores de corrente contínua. Muitas fontes históricas sugerem que Edison ofereceu à Tesla cerca de US $ 50.000 dólares (o que daria mais de US $ 1 milhão nos dias atuais) por um design de um motor de corrente contínua aprimorado. Tesla realmente conseguiu desempenhar a sua tarefa como combinado, mas na hora de tentar receber o seu dinheiro, Edison supostamente alegou que ele “só estava brincando”, o que teria sido o principal pivô para o fim da parceria entre ambos.

Depois de romper laços com Edison, Tesla tentou criar suas próprias empresas focadas em eletricidade. Ele acabou proporcionando certas inovações na área, incluindo um conjunto de melhorias para a tecnologia de correntes alternadas (AC) feitas para o empresário e engenheiro George Westinghouse, que acreditava que a visão da Tesla sobre a tecnologia AC poderia ajudar a resolver o problema de como transmitir energia elétrica por longas distâncias. Até hoje, Tesla é bem conhecido no campo da engenharia elétrica por seu refinamento da tecnologia AC e o desenvolvimento do motor AC. Suas inovações acabariam por ajudar Westinghouse a vencer a “Batalha das Correntes” contra os sistemas de corrente contínua de Edison, de modo que o sistema de corrente alternada continua sendo o padrão de transmissão de longa distância em todo o mundo.

Ao longo de sua vida, Tesla foi um inventor muito produtivo. Ele obteve quase 300 patentes em todo o mundo por seus projetos e ideias, mas infelizmente ele nunca foi capaz de transformar a sua inteligência em sucesso financeiro. Algumas das outras invenções e inovações de Tesla incluem o um transformador de alta voltagem conhecido como “bobina de Tesla”, osciladores elétricos, geradores, medidores, motores de indução, luzes aprimoradas, raios X, comunicação por rádio, tecnologia de controle remoto ​​e campos magnéticos rotativos, que se tornaram a base da maioria das máquinas de corrente alternada.

Como dito anteriormente, Tesla não conseguiu obter sucesso financeiro com as suas invenções, apesar de ter sido uma mente brilhante. De fato, ele morreu em Nova York no dia 7 de janeiro de 1943, sozinho e bastante pobre. Mas muitas das suas contribuições no campo da engenharia elétrica permanecem sendo utilizadas até hoje.

E você, já tinha ouvido falar em Nikola Tesla? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: