É muito comum ir ao supermercado e encontrar produtos sabor cranberry, são eles chocolates, bolachas e doces. Mas afinal, que fruto é esse?

O cranberry é um pequeno arbusto cultivado na América do Norte e era comumente usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e até mesmo como medicamento. É muito comum vê-la aqui no Brasil em sucos, porém ela também pode ser consumida diretamente ou ainda em pratos culinários. Ela também pode ser encontrada sob o nome de oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou airela.

Dentre seus nutrientes, temos muita proantocianidina – substância de 15 a 25 vezes mais potente que Vitamina E para evitar a translocação de bactérias na mucosa a bexiga, assim combatendo as temidas infecções do trato urinário. Além disso, temos vitamina C e E e diversos antioxidantes como flavonoides e ácidos fenólicos. Como beneficio a saúde, o cranberry é ótimo na prevenção de doenças urinárias como cistite, por exemplo. Também auxilia muito pacientes que possuem bexiga neurogênica, doença que atinge o sistema nervoso envolvido no controle da micção, pessoas com incontinência urinária também se beneficiam de suas propriedades.

o que e cranberry tricurioso 1

É possível utilizar o cranberry para aumentar o fluxo de urina, matar germes, aumentar a velocidade de cicatrização ou ainda controlar a febre. Devido a seu alto teor de antioxidantes, é muito aconselhada para pacientes de da diabetes tipo 2, síndrome da fadiga crônica, escorbuto, pleurisia, câncer e outras doenças cardiovasculares.

Já comeu cranberry? Acha saboroso? Comente!