O hipotireoidismo é uma disfunção da glândula tireoide que acaba não produzindo hormônios suficientes para as necessidades do organismo.

Caso você não saiba, a glândula da tireoide faz parte do sistema endócrino e fica localizada na região anterior ao pescoço, ao redor da traqueia. Seu tamanho médio é de 15 ml e é lá que são produzidos dois hormônios, a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4), ambos são responsáveis pelo controle do gasto de energia de cada célula do nosso corpo e chamamos tudo isso de metabolismo.

É o hormônio TSH quem regula essa produção do T3 e T4 e este é produzido pela glândula hipófise. Ele age semelhante a um interruptor, ou seja, quando falta um dos dois hormônios no sangue, ele sobe e fica ‘ligado’ para tentar normalizar seus níveis. O mesmo ocorre quando os dois estão elevados, o TSH ‘desliga’ até o nível cair e se estabilizar. O hipotireoidismo ocorre quando os niveis de T3 e T4 ficam baixos constantemente, assim causando sonolência, cansaço, dificuldade em perder peso, unhas das mãos e pés quebradiças assim como os fios de cabelo e raciocínio lento. Isso pode acontecer de forma curta (aguda) ou longa (crônica).

hipotireoidismo tricurioso

O problema pode ser causado por doenças autoimunes, tratamento para hipertireoidismo (que é justamente o inverso do hipo), cirurgia na tireoide, radioterapia e uso de medicamentos como lítio, por exemplo. Doença congênita, distúrbio pituitário, gravidez e deficiência de iodo também são fatores atenuantes. Fazem parte do grupo de risco todas as mulheres, pessoas com mais de 60 anos, ser portador de doença autoimune ou histórico na família, utilizar medicamentos que afetem a produção dos hormônios, sessões de radioterapia ou já ter feito cirurgia na tireoide. Mulheres grávidas ou que tenham tido bebê há menos de 6 meses também podem ter a doença.

Você já teve a doença? Conte pra gente!