Efeito Tetris, também chamado de Síndrome do Tetris, ocorre quando alguém está concentrado muito tempo e atenção a uma única atividade. Fazer isso é capaz de alterar seus pensamentos, imagens mentais e sonhos! Como você deve ter reparado, o nome deriva do jogo Tetris que foi uma verdadeira febre quando foi lançado.

Na época, muitas pessoas passavam horas e horas jogando Tetrise com o tempo começaram a relatar que seus pensamentos haviam mudado. Quando paravam de jogar, sentiam uma vontade quase incontrolável de sair encaixando tudo o que viam. Seja no supermercado ou os carros que trafegam nas ruas, alguns relatavam ver tetraminós caindo enquanto dormiam ou ainda enxergar os formatos coloridos quando fechavam os olhos.

Efeito Tetris

Outros jogos eletrônicos também podem causar o mesmo problema assim como jogos não eletrônicos também. Pesquisadores comprovaram que isso pode acontecer com quem passa muito tempo tentando montar um quebra-cabeça ou ainda jogar o famoso Cubo de Rubik. Outro caso nada relacionado com Tetris, mas que também faz parte do Efeito Tetris, é quando alguém passa muito tempo em alto mar e então volta a terra firme pela primeira vez, esta passará algum tempo sentindo movimentos ilusórios em função de estar acostumado a passar o tempo todo ajustando seu corpo para não ser afetado pelo movimento da embarcação.

Outra profissão muito afetada é a de programadores de computação que também podem ter sonhos sobre o assunto. Eu mesma quando comecei a fazer sites sonhava toda a noite em como finalizaria os projetos em que estava trabalhando. Matemáticos também podem relatar que estão resolvendo equações em seus sonhos.

Bizarro, não é mesmo? Já passou por isso? Comente!