Já está preparando suas mentiras? Isso porque dia 1º de Abril está chegando e é melhor se prepara! Mas afinal, por que este é o dia da mentira? Foi o que minha amiga Anna Lígia perguntou e está na hora de responder!

O Dia da Mentira, também chamado de dia dos tolos ou dia dos bobos, é um dia especial no ano para todos os zueiros e zueiras deste Brasil. Entretanto, o que poucos sabem é que este dia tem origem em países europeus e ocidentais que utilizam o dia pregando pegadinhas e espalhando falácias. Alguns historiadores dizem que o costume surgiu na França durante o século XVI, época em que o ano novo era comemorado em 25 de março junto com a chegada da primavera. Neste período a comemoração iniciava no dia 25 e durava uma semana, finalizando apenas em 1º de abril, é claro.

Em 1564 houve a grande mudança para o calendário gregoriano e o rei Carlos IX decretou que a partir daquele momento o ano novo seria comemorado sempre no dia 1 de janeiro, entretanto isso não agradou muito e diversos franceses continuaram a celebrar sua entrada de ano na data antiga, assim iniciando o ano apenas em 1 de abril. É claro que isso foi quase uma piada pronta e diversos franceses começaram a ridicularizar a errônea comemoração enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam, essas brincadeiras começaram a ser chamadas de plaisanteries, dando origem ao Dia da Mentira!

por que primeiro abril dia da mentira tricurioso 1 Copia

Já no Brasil o 1º de Abril começou em Minas Gerais onde A Mentira, um periódico de vida efêmera, começou a ser veiculado em 1º de abril de 1828. De cara, na primeira edição, foi anunciada a morte de Dom Pedro que no dia seguinte já foi desmentida. Sua última edição ocorreu em 14 de setembro de 1949 e nela todos os credores foram convocados a aparecer em uma grande reunião no dia 1º de abril do ano seguinte em um local que simplesmente não existia. Boa piada, não é?

Gostou, Annali? Então compartilhe com seus amigos! <3 KKK E você aí que está lendo e seu nome não é Anna Ligia, pode compartilhar também que não tem problema!