Uma avalanche é basicamente uma massa de neve que desliza pelas encostas das montanhas sob a força da gravidade e destrói tudo o que encontra em seu caminho. As avalanches podem ser extremamente mortais e são capazes de dizimar assentamentos inteiros localizados nas encostas ou na base de uma montanha. As mortes são causadas principalmente devido à falta de oxigênio sofrida pelas pessoas enterradas debaixo de vários metros de neve. Mas afinal, quais são os fatores que podem levar ao surgimento de uma avalanche?

Uma avalanche pode ser causada ​​por muitos fatores diferentes. Alguns deles são naturais, como por exemplo, nevascas e chuvas, que por sua vez podem fazer com que a neve acumulada desmorone ao longo de uma montanha. Terremotos e até mesmo a movimentação dos animais também são outros fatores naturais que podem desencadear avalanches. Os gatilhos artificiais que podem causar avalanches incluem a prática de esqui, uso de snowmobiles, tiros e explosivos. Vale destacar que até mesmo os gritos de uma pessoa podem causar avalanches, apesar de eventos desse tipo serem bastante raros.

o que causa uma avalanche 1

As avalanches geralmente ocorrem durante o inverno e a primavera, quando a queda de neve é ​​maior. Além de ser perigosa para qualquer ser vivo em seu caminho, uma avalanche tem o poder de destruir florestas, estradas, ferrovias e até cidades inteiras. Mas é importante destacar que, embora as avalanches ocorram repentinamente, existem sinais de alerta que permitem que os especialistas prevejam e até mesmo evitem que elas ocorram em certas ocasiões. Quando se percebe um acúmulo desenfreado de neve em uma determinada região, os especialistas podem chegar a conclusão de que uma avalanche poderá acontecer em breve. Desse modo, explosivos podem ser usados ​​em locais com grandes acumulações de neve para provocar avalanches menores, que por sua vez não representam perigo para pessoas ou para as propriedades locais.

Segundo especialistas, um dos principais perigos que envolvem pessoas atingidas por avalanches é a falta de noção de qual caminho elas devem seguir para sair de grandes porções de neve acumulada. Algumas vítimas de avalanche tentam cavar seu caminho na direção que acham que é a correta, mas muitas vezes acabam cavando para o lado errado, principalmente quando se encontram de cabeça pra baixo sem saber. Os especialistas sugerem que as pessoas presas em uma avalanche tentem “nadar” até o topo da neve em movimento para ficar o mais próximo possível da superfície. Uma vez que a avalanche parar, faça o seu melhor para cavar em torno de você para permitir a criação de um espaço para a passagem do ar. Apenas depois de conseguir respirar normalmente é que recomenda-se dar o seu melhor para descobrir qual é o caminho certo para cavar nessa direção com o objetivo de alcançar a superfície e sinalizar aos socorristas.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!