Muitas pessoas que passaram pela minha vida e usavam óculos diziam ser portadores de astigmatismo. Entretanto, eu nunca intendi muito bem o que era isso… Vamos descobrir?

O astigmatismo é um tipo comum, leve e tratável de imperfeição na curvatura do olho. Grande parte de nossa ação de foco acontece justamente ao longo da superfície frontal, esta se chama córnea. Depois disso tempos o cristalino, que é a lente localizada atrás da íris no interior do olho. A córnea perfeita tem superfície simetricamente curvada, tal como uma bola de basquete, e o astigmatismo é justamente o fato da córnea e a lente não estarem simétricas.

Astigmatismo

Como resultado, o portador da imperfeição tem visão distorcida e borrada. O astigmatismo é uma consequência genética e em alguns casos está associado a outros problemas tais como miopia ou ainda hipermetropia. Além disso, ele pode aumentar com a idade. Fazem parte do grupo dos fatores de risco o histórico familiar, já possuir miopia, ter origem étnica nativo-americana, hispânica, brasileira ou do leste da Ásia, algum trauma ocular ou cirurgia, doenças como ceratocone ou ainda prurido ocular – coçar o olho constantemente.

Já dentre os sintomas estão a visão borrada ou dupla, dificuldade em ler letras pequenas, dificuldade na leitura, incapacidade de ver próximo ou ao longe sem pressionar os olhos, fotofobia, piora da visão à noite. Além disso, são consequências do astigmatismo a dificuldade com foco em palavras e linhas impressas, tensão ocular, olhos cansados e dores de cabeça.

Você conhecia essas informações? Comente!