Sim sim, você não leu errado. Kopi Luwak é um tipo de café cujos grãos são retirados de fezes e vendidos a altos preços! Te deixei curioso? Então vamos conhecer mais sobre ele.

O Kopi Luwak, também chamado de Café Civeta, é um tipo de café cujos grãos são diretamente extraídos de fezes de civeta, um mamífero adorável, pequeno e arborícola. Kopi significa café enquanto luwak é o nome local para civeta. É cultivado nas ilhas de Subatra, Java, Bali e Sulawesi no grande arquipélago da Indonésia. Em Madagascar e Filipinas (onde o produto é chamado de Kape Alamid) também ocorre a colheita. No Vietã existe um café semelhante chamado weasel coffee que vem das fezes da doninha. Já no Brasil, também temos um desses e é colhido das fezes do jacu, uma ave da América do Sul.

Que doideira, só o que tenho para dizer. Voltando ao Kopi Luwak, o processo é o seguinte. A civeta escolhe alguns grãos do café que está plantado e o ingere, porém apenas sua polpa é digerida, deixando a semente intacta passando por todo o sistema digestivo do animal. Então, durante toda essa digestão, bactérias e enzimas exclusivas deste curioso mamífero são as responsáveis pela grande diferença entre este grão e o grão industrializado.

kopi luwak o que e tricurioso 1

A produção deste café é bastante limitada, trazendo apenas 230 quilos por ano ao mercado e é isso que torna seu preço altíssimo e também sua raridade. Para você ter ideia, um quilo do grão pode custar cerca de mil dólares, assim o classificando como o mais caro café de todo o mundo. Você o encontra no Japão, Europa e Estados Unidos, principalmente. Uma xícara de café preparado com este curioso grão pode custar até 50 libras esterlinas no Reino Unido. Quem o toma descreve o sabor como um misto de chocolate e suco de uva. Dizem ser menos ácido e amargo que os cafés regulares.

Bem estranho, não é mesmo? Comente!