Dudu, o manda-chuva aqui no TriCurioso, é daltônico. Eu sei, é meio difícil de acreditar ou até mesmo compreender, porém ele é daltônico mesmo. Mas afinal, o que diabos é isso? Hehe.

O daltonismo é uma deficiência visual onde o paciente é incapaz de diferenciar certos tons de certas cores. Ela foi descoberta quando o químico inglês John Dalton começou a ficar curioso sobre algumas características da deficiência e as descreveu pela primeira vez. O que causa a deficiência é um distúrbio genético armazenado no cromossomo X e neste distúrbio, as células nervosas do olho responsáveis pelos pigmentos – chamadas cones – são problemáticas e causam a ausência das cores. Mesmo que falte apenas uma célula, o paciente poderá ter dificuldade em reconhecer cores, tonalidades e até mesmo brilho.

Existem três tipos principais de daltonismo, é claro que alguns outros já foram diagnosticados também, porém a maioria dos casos se encontra nessas três definições.

daltonismo

Protanopia

Este é o tipo mais comum e é caracterizado pela diminuição ou até mesmo ausência total do pigmento vermelho, o que significa que o paciente enxergará no lugar dele tons como marrom, verde ou até mesmo cinza. Tudo varia de acordo com a quantia do pigmento que ele possui, ou sua ausência. Neste caso o tom de verde acaba se assemelhando ao vermelho.

Deuteranopia

Neste caso é o tom verde que é comprometido. O paciente pode ter ausência total ou parcial deste pigmento e os tons vistos em seu lugar também puxam para o marrom. Ou seja, quando há ausência total o paciente enxergará uma árvore inteira em apenas um tom, ou ainda com pequenas diferenças de tons entre tronco e folhas.

Tritanopia

Dos três, este é o mais raro e interfere diretamente no reconhecimento das cores azul e amarelo. Neste caso, o amarelo se torna um tipo de rosa-claro enquanto o azul muda de tonalidade. O interessante é que pessoas com tritanopia são incapazes de ver o a cor laranja.

Existe tratamento?

Infelizmente, o daltonismo não tem cura e tudo o que se pode fazer é utilizar recursos que diminuam a dificuldade como lentes e óculos especiais para pessoas daltônicas.

Você sabia disso? Comente!