Sim, existe! Seu nome é urso-de-óculos e ele é o último urso nativo da América do Sul ainda vivo, entretanto é classificado pela UICN como uma espécie vulnerável a extinção já que seu habitat está sendo fragmentado.

Onde vive este belíssimo urso?

Fique tranquilo já que nenhum urso irá invadir sua casa entrando já que eles não vivem no Brasil, obviamente. Ele já foi avistado no leste do Panamá, porém prefere regiões norte e oeste da América do Sul, vivendo no oeste da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, oeste da Bolívia e nordeste da Argentina. Na verdade, toda a espécie é praticamente encontrada na Cordilheira dos Andes. Eles gostam de florestas úmidas de montanhas em elevações de 500 a 1000 metros e 1000 a 2700 metros de altitude.

Urso

Leia também: Será que existe urso no Brasil?

Como eles são?

O urso-de-óculos é o maior carnívoro terrestre da nossa região, entretanto só 5% de sua dieta é composta por carne sendo que o maior carnívoro da América do Sul é, na verdade, a onça pintada. A pelagem de nosso amigo urso é preta, porém pode variar em tons marrom escuro ou levemente avermelhado. Seu rosto possui manchas bege ou brancas assim como seu tórax, vale ressaltar que nem todos os ursos possuem os óculos. Os machos pesam de 100 a 200 kg enquanto as fêmeas vão de 35 a 82 kg.

Interessante, não é mesmo? Comente!