Quem não gosta de comer, não é mesmo? Afinal, se alimentar é algo que fazemos várias vezes ao dia regularmente. Obviamente, nós fazemos isso para sobreviver, mas o simples fato de comer pode se transformar em algo tão prazeroso que muitas vezes acabamos exagerando na quantidade de comida ingerida. Consequentemente, se isso acontecer com uma certa frequência, temos uma grande chance de adquirir peso. Mas afinal, por que comer demais faz a gente engordar?

Antes de tudo, é preciso destacar que toda a comida que ingerimos tem como objetivo principal servir como uma espécie de “combustível” para os nossos corpos. Basta pensar em todas as coisas que você faz todos os dias para perceber que o seu corpo precisa de muita energia para realizar todas as tarefas que você quer e precisa fazer. A quantidade de energia que você precisa varia de acordo com quem você é e o que você faz. Quanto mais ativo você for, mais energia será necessária, já que quando você corre, pula, ou faz muito esforço físico, o seu corpo acaba queimando mais combustível.

por que comer demais faz a gente engordar 1

Os cientistas medem a quantidade de energia que precisamos em unidades de medida chamadas “calorias”. Embora a quantidade necessária varie individualmente, a média recomendada geralmente fica entre 1.600 a 2.200 calorias por dia. Nós recebemos calorias dos alimentos e bebidas que consumimos todos os dias. Por exemplo, cada grama de carboidrato que você come contém 4 calorias. As proteínas contêm a mesma quantidade, 4 calorias por grama, enquanto as gorduras contêm 9 calorias por grama.

As calorias em si não são necessariamente boas ou ruins, mas a questão aqui é que comer muitos alimentos que são ricos em calorias pode levar ao ganho excessivo de peso. Quando comemos mais calorias do que necessitamos ao longo do dia, nossos corpos armazenam essas calorias extras geralmente na forma de gordura. Com o passar do tempo, essa gordura se acumula, por isso tendemos a engordar. Por outro lado, se comermos menos calorias do que queimamos, nossos corpos converterão parte dessa gordura armazenada de volta na energia que nosso corpo precisa para realizar as funções cotidianas. Quando isso acontece, nós emagrecemos.

É por isso que, ao fazer o uso de uma dieta bem equilibrada e muitos exercício físicos, as chances de engordar diminuem consideravelmente, já que toda essa atividade exigirá uma grande quantidade de energia, que consequentemente não se acumulará na forma de gordura.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!