Como contei mais cedo na matéria sobre para que serve maleato de dexclorfeniramina + betametasona, ontem tive uma crise respiratória e fazia milênios que não me sentia tão mal. Pensando nisso decidi pesquisar o que diabos é a alergia, afinal.

A alergia é uma reação de hipersensibilidade, ou seja, é o seu organismo respondendo através do sistema imunológico de uma forma exagerada a agentes externos em pessoas que possuem essa predisposição genética. Em geral, os mais comuns fatores que causam alergia são ácaros, fungos, insetos, polens, alimentos, pelos de animais e medicamentos. A culpa de você ter a doença é da sua herança genética na maioria dos casos, porém existem situações de exposição a alguns fatores ambientais que podem causar também o início da reação alérgica.

Todas as faixas etárias são atingidas com o problema de saúde que atingi de 10 a 20% da população mundial. Falando sobre gravidade, isso varia de pessoa para pessoa e pode começar apenas como uma irritação e terminar em uma anafilaxia – que pode ser fatal.

o que e alergia tricurioso

Infelizmente, grande parte das alergias não podem ser curadas, porém existem medicamentos que auxiliam no alívio dos sintomas. Dentre os tipos estão alergias respiratórias que incluem asma, rinite alérgica, reação à ácaros, fungos, animais ou pólen. Também existem alergias dermatológicas que podem ser dermatites atópicas, dermatites de contato, urticária, estrófulo (picadas de insetos) e reação ao látex. Alergias alimentares, medicamentosas e oculares (como conjuntivite alérgica) também fazem parte do grupo.

Caso você esteja com sintomas estranhos que jamais tenha sentido como falta de ar, inchaço em alguma parte do corpo, dor no pulmão, tosse ou espirro, vermelhidão ou quaisquer incômodos em geral, procure sempre um médico especialista para que ele possa diagnosticar o que está ocorrendo. Caso esteja se sentindo muito mal, como eu estava ontem, vá até o plantão mais próximo. Não brinque com a sua saúde, tudo bem?

Você também tem alergias? Quais? Comente!